Publicidade
Blogs

5 alimentos que ajudam a dormir melhor

Nutricionista dá dicas sobre alimentos que melhoram a qualidade do sono para acabar com a insônia de um jeito saboroso 11/03/2018 às 18:50
Show alimentos que ajudam a dormir r pido
(Foto: Divulgação)

Por Juan Gabriel

“Você é o que você come”. O jargão popular dito pelos quatro cantos do mundo não poderia estar mais certo: a qualidade da alimentação está diretamente relacionada à qualidade de vida. Um dos pontos em que a alimentação tem influência direta é o sono. Hoje, uma a cada três pessoas sofre com insônia todas as noites, e combater o problema pode ser mais saboroso do que se imagina graças a alguns alimentos que se apresentam como aliados para quem busca dormir com mais qualidade.

O segredo do processo está na regulação dos hormônios do sono. Pessoas adultas precisam ter em média de 7 a 8 horas de sono por dia. Dessa forma, o organismo consegue tempo para realizar todas suas funções corretamente. Privar o sono pode acarretar, entre outras coisas, no ganho de peso e na alteração do metabolismo da melatonina, hormônio que induz e realiza a manutenção do sono. Consumir alimentos que fazem esse regulamento é o ideal, por isso a nutricionista Rayla Silvestre, a pedido do VIDA & ESTILO, listou cinco alimentos que podem ajudar a melhorar seu sono.

 

Oleaginosas 

Alimentos denominados oleaginosos são excelentes ajudantes na hora de combater a insônia. Bons exemplos disso são a castanha de caju, amendoim e nozes. A nutricionista destaca a classe por serem influenciadores diretos na produção de um dos principais hormônios reguladores do sono. “São alimentos ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina”, diz Silvestre.

 

Abacate

A fruta de coloração verde pode exercer um papel importante na hora de regular o sono. O alimento também tem uma relação direta com a produção da serotonina por ser uma fonte de vitamina B6. Uma boa dica é consumir a fruta pura como acompanhamento ou caprichar em uma boa vitaminada.

 

Leguminosas

Neste grupo se encaixam alimentos comumente presente no dia a dia do brasileiro como o feijão, lentilha e grão de bico. Fazer uso deles é dar um impulsionamento na produção da serotonina, conforme explica a nutricionista. “Esse tipo de alimento possui em sua composição ácido fólico, importante vitamina que também está envolvida na produção da serotonina”, diz ela.

 

Banana

A fruta mais querida entre os brasileiros também é uma grande aliada na luta contra a insônia. Isso acontece porque o alimento é uma ótima fonte de magnésio, nutriente que ajuda na produção de um dos hormônios. Sempre versátil, é possível introduzir a fruta de diferentes formas na dieta, como lanche, acompanhamento e até transformando-a em sorvete natural.

 

Chás calmantes

Quem nunca ouviu falar que chá de camomila é um ótimo calmante natural que atire a primeira pedra. A fama da planta se justifica graças a propriedades sedativas que induzem ao sono, trazendo mais conforto durante a madrugada. Além do chá de camomila, outras ervas podem exercer bem o papel como o chá de mulungu ou de erva cidreira.