Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Bastidores: Entrevista com Bruno Astuto 

Em bate-pato para reportagem do Bem Viver sobre novo livro, colunista da Vogue e do Mais Você confessa sua paixão pela literatura e disciplina para a escrita


27/06/2016 às 14:57

Por Lucy Rodrigues*

Se tem uma coisa que eu A-M-O dessa vida de jornalista é conhecer pessoas novas e trocar ideias com gente interessante. Essa semana tive a oportunidade de entrevistar o queridíssimo Bruno Astuto, colunista da Vogue, Época, GQ Brasil e de uma série de outras revistas, além do programa Mais Você (TV Globo). Como ele mesmo me confessou, "só não escrevo para a Casa e Jardim pois não entendo nada de jardinagem"...Rs. Mas acreditem, de muitos outros assuntos ele entende. Especialmente de gente, moda, cultura, viagens, entretenimento, esse universo que é a cara do #BemViverBlog! Como assinante da Vogue, fico esperando todo mês para ler suas crônicas sociais, perfis, editoriais e memórias...

Voltando ao bate papo, o assunto era a novo livro que ele lançará na próxima semana (dia 28 em São Paulo; 30 no Rio e dia 5 em Paris), intitulado "In the spirit of Rio" (leia a matéria completa aqui). A obra é integrante da coleção da editora  franco-americana Assouline, que já retratou cidades com Saint Tropez, Miami e Capri. Um objeto de desejo e decoração, escrito em inglês e francês, que vai além de um guia sobre o Rio de Janeiro, buscando retratar o espírito da cidade e seu modo de vida para o viajante internacional.  

***

Liguei para Bruno na hora do almoço - um dos poucos momentos que nós jornalistas temos tempo livre e acabamos usando para fazer coisas do tipo: trabalhar. Ele me atendeu com um ar de sorriso, simpatia e cortesia enorme, como quem espera uma visita especial em casa.

Não era a primeira vez que nos falávamos. Já conversamos pessoalmente em São Paulo, no lançamento da coleção Petit do esposo, o estilista Sandro Barros, há quase dois anos. Foi uma tarde agradável no ateliê em que o entrevistei sobre o prefácio de sua autoria para o livro de colorir com os croquis criados por Barros e cuja renda foi revertida para a Childhood Brasil.

Seguimos nosso bate-papo falando sobre o lançamento de The Spirit of Rio, que tem prefácio assinado pelo mago Paulo Coelho. Foi quando, no meio da conversa, chamou-me a atenção o fato de ele ter levado apenas 10 dias para escrever o livro inteiro. "Tenho uma disciplina muito grande para escrever e sou muito rápido. Durante muitos anos assinei coluna diária de duas páginas em revista. Escrevi primeiro em francês, minha segunda língua", confessou.  "Demorei mais tempo [quase quatro meses] para reunir as imagens e conseguir todos os direitos autorais do que para escrever o livro em duas línguas", revelou. 

Qual o segredo para um texto de tamanha qualidade em um curtíssimo espaço de tempo? Eu deduzi pela nossa conversa: muita leitura - de livros e de mundo! Bruno Astuto é um profundo conhecedor de Geografia e História mundial, desde criança. Bibliófilo, tem mais de 10 mil livros em sua biblioteca pessoal e fala fluentemente seis idiomas. Já atravessou os  continentes, é um pesquisador das monarquias e escritor, mas, acima e antes de tudo, um exímio leitor. 

Ao final da entrevista, ele adiantou que está planejando para  o segundo semestre deste ano  o lançamento de uma nova obra, dessa vez voltado ao público brasileiro, mas que ainda não pode revelar o assunto. "Será sobre algo totalmente diferente e inesperado". Daí me dei conta de que já entramos no segundo semestre. E acredito que se depender da agilidade e disciplina para a escrita desse Astuto, o suspense durará brevemente. Logo saberemos e eu contarei tudo para vocês.

"Então até a próxima. Beijos!". Desliguei o telefone e fui almoçar.  

*A editora do Bem Viver é uma jornalista apaixonada pelas maravilhas desse planeta. Sejam elas rios, mares, florestas e jardins...Melodias, poesias, estampas, pinturas e afins.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.