Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020

A famosa dieta do alimento em pó

Esse tipo de regime permite a perda de mais de 20 kg em 12 semanas, já que a pessoa consome no máximo 800 calorias por dia. Sasha Meneghel foi uma das adeptas da Very Low Calorie Diets (VLCD)  


17/09/2017 às 10:55

Por Mayrlla Motta*

Há poucos dias, Sasha Meneghel declarou ter feito uma dieta especial para perder peso e deu o que falar na internet. Trata-se da Very Low Calorie Diets (VLCD) – traduzida do inglês como dieta de muito baixas calorias, mas conhecida como a dieta do alimento em pó. Esse tipo de regime permite a perda de mais de 20 kg em 12 semanas, já que a pessoa consome no máximo 800 calorias por dia. 

De acordo com o médico endocrinologista Felippo Pedrinola, a VLCD se difere das dietas encontradas em centros comerciais. “Essas fórmulas não são as mesmas que você encontra nas farmácias e supermercados, que têm a finalidade de substituir uma ou duas refeições por dia. Ela é um tipo especial de dieta que substitui todas as suas refeições do dia por fórmulas proteicas preparadas, em geral em forma de shakes líquidos”, explicou. 

O regime é baseado no método Pronokal, um tratamento europeu dividido em três etapas, que consistem em “fase ativa, de adaptação fisiológica e de manutenção”, na qual se utiliza a cetose para a perda de peso. Na fase um é onde a pessoa mais perde peso, mas também preserva a massa muscular. Na fase dois, o foco é a transição do reequilíbrio nutricional e metabólico. Por fim, a fase três é dedicada para manter o peso almejado pela pessoa.

A alimentação é feita com base em fórmulas comerciais em forma de shakes, sopas ou barra, pães e panquecas, que substituem suas refeições regulares e deve ser seguida por até 12 semanas, segundo explicou Pedrinola. “Esse tipo de dieta pode permitir a perda de 1 a 3kg por semana, ou seja, até mais de 20kg em 12 semanas. Essa perda de peso pode melhorar rapidamente condições médicas ligadas à obesidade, como diabetes, pressão alta e colesterol alto, além de ser muito motivante”, acrescenta o médico endocrinologista.  

Experiência
A editora-chefe da Vogue online, Carol Hungria perdeu os almejados 20 kg. Ela conta que iniciou o regime com 82 kg e hoje oscila entre 60 kg e 61kg. Hungria está na fase final da dieta, mas antes de chegar até aqui, a jornalista teve de superar alguns desafios. “No começo não foi fácil. Demorei três semanas para acertar as receitas, aprender a usar os temperos para deixar tudo mais palatável. Porém, depois que aprendi, foi a coisa mais fácil do mundo. Eu chegava em casa do trabalho e já preparava minhas comidas para levar na marmita no dia seguinte para o trabalho, tudo bem rapidinho e o melhor – quase não suja louça”, disse. 

Quanto aos eventos sociais, Hungria dá um alerta: “Se prepare: o começo é bem antissocial. Não dá para sair com os amigos nem com o namorado para jantar, nada”, aponta. 

Contudo, na opinião de Carol, o melhor da dieta em pó é a possibilidade de incrementar pães, panquecas e bolos no cardápio. Atualmente, ela passou de cinco saquinhos por dia para apenas um e já come de tudo. “Mas estou mega regrada com meu cardápio. Frutas, legumes, verduras e carnes, basicamente. De manhã, uma fatia de pão com queijo magro – minas fresco é meu preferido, mas às vezes como Cottage. Aos finais de semana voltei a tomar vinho e isso me deixa muito feliz! Ficar sem beber nada é a pior parte da dieta. Ainda mais na nossa profissão, que tem muito evento social para ir. Ficar só na água é dose...”, destacou a editora acrescentando estar feliz com o resultado: “Valeu todo o sacrifício”.

Indicações clínicas

  • VLCD são desenvolvidas para prover todos os nutrientes que você precisa para emagrecer rápido. 
  • A dieta só deve ser utilizada por curto período, geralmente 12 semanas.
  • Ela é inapropriada para crianças, grávidas e idosos. 
  • Alguns efeitos colaterais podem acontecer, como fadiga, constipação, náuseas ou diarreia. 
  • O mais sério que pode ocorrer é o aparecimento de pedras na vesícula biliar devido ao rápido emagrecimento. 

*Colaborou na reportagem Alexandre Pequeno. 


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.