Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Beleza: Dicas de maquiagem ideal para peles sensíveis ou com rosácea

O uso de maquiagem para peles sensíveis requer cuidados. Saiba que tipo de produtos escolher e precauções tomar


02/08/2017 às 15:24

Para algumas pessoas, o uso de maquiagem pode se tornar um suplício. Sem menos esperar, a pele fica vermelha e irritada ao aplicar um novo produto, ou então já há uma tendência do organismo à sensibilização. Nesses casos, é preciso tomar cuidados especiais para evitar transtornos maiores.

“É fundamental diferenciarmos se a pele está irritada, se está sensível ou se ela é sensível”, adverte a dermatogista Valeska Francesconi. Ela explica que as peles irritadas são aquelas que por algum motivo desenvolveram algum tipo de alergia. “São situações temporárias em que a pessoa desenvolve alergia a alguma substância que encostou no rosto. Após o tratamento dermatológico, a pele volta ao seu funcionamento normal e fica recomendada a retirada do produto que causou a alergia. Em muitos casos é preciso fazer um teste de contato para descobrirmos o motivo da alergia”.

Entre os motivos para que a pele fique sensibilizada, o uso de substâncias que retiram a camada protetora mais superior da pele como alguns sabonetes e até mesmo o ato de esfregar. Já a pele sensível, por sua vez, decorre da presença de doenças que naturalmente levam à modificação da barreira da pele e facilitam a sensibilização . “Dentre as causas depele sensível, uma das mais comuns é a rosácea. Outras dermatoses que podem levar a esta condição é a atopia (rinite alérgica, sinusite alérgica, asma e dermatite atópica) e dermatite seborréica. Nestes casos precisamos de um diagnóstico dermatológico e iniciar um programa de cuidado de pele personalizado”.


A dermatologista Valeska Francesconi (Divulgação)

Quem tem a pele sensível, segundo Valeska, deve mantê-la sempre muito bem limpa e hidratada. “É o primeiro passo para uma boa maquiagem em qualquer tipo de pele, especialmente as com rosácea. Nada de esfoliar e usar esponjas abrasivas, que possam irritar ainda mais. Limpe levemente com os dedos e seque o rosto com uma toalha macia. Além de ajudar a fixar melhor os produtos, uma pele bem cuidada cria um aspecto mais iluminado e bonito”, diz.

Entre outros cuidados, ela lista: evitar banhos quentes, sabonetes irritantes e buchas; usar água termal, pois ajuda a acalmar a pele; manter as unhas curtas, para diminuir as escoriações pela coceira e suspender o uso de qualquer produto que cause desconforto ou queimação.

Como escolher os produtos:

Opte por produtos em pó ao invés dos cremes ou loções, pois são mais leves no contato com pele;

Escolha cosméticos facilmente removí- veis com água - evite os à prova d’água;

Fique atento ao prazo de validade;

Prefira esmaltes hipoalergênicos;

Aposte em uma base facial siliconada, pois são facilmente removidas e conferem suavidade à pele;

Não esqueça de limpar muito bem a maquiagem, aposte em demaquilantes

 

Rosácea

Entre os tipos de maquiagem mais indicadas paraa pele sensível e com rosácea,a dermatologista destaca a maquiagem mineral (por não conter substâncias irritantes) e com pigmentos verdes, para disfarçar a vermelhidão. Passo a passo: 1. Aplique um corretor verde antes de tudo; 2. Em seguida, uma fina camada de corretor verde nas partes avermelhadas; 3. Entre com a base para daracabamento. O uso de hidratantes e calmantestambém são indicados para recuperara barreira da pele.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.