Publicidade
Blogs

#BienalDoLivro: Literatura infantojuvenil mostra que está mais viva do que nunca

03/08/2018 às 17:33 - Atualizado em 10/08/2018 às 15:20
Show 030818 bienal 5517
fotos: Estudio WTF/Divulgação

Por: Maria Paula Santos* @mariapaulasantos

O primeiro dia de Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começou nesta sexta-feira (3) e segue até o dia 12 de agosto, mostrou que a literatura infantojuvenil está mais viva do que nunca. Os jovens têm consumido cada vez mais conteúdos literários, sejam eles vindos de youtubers como Victor Martins, que lança seu segundo livro pela editora Globo Livros, ou através do romance  “The Hazel Wood”, que chega ao Brasil pelo selo jovem da Editora V&R conhecido como Plataforma21. 

A V&R, aliás, ao lançar “Mensageira da Sorte”, de Fernanda Nia, mostra uma grande proposta da Bienal, que é fazer a literatura ir além, uma vez que o livro retrata através de um romance uma ficção muito próxima da realidade ao falar de temas políticos, tornando o livro não somente para jovens mas também facilmente consumido por adultos. 

Stands como da Microsoft e Sesc unem a educação com tecnologia, provando que o futuro da literatura, apesar da atualização da internet, ainda é muito próspero. A Amazon também fica mais próxima de seus clientes e permite que aqueles que tiverem livros venham até o stand e publiquem na hora, do jeito que sempre quiseram. 

O destaque sem dúvidas vai para as atividades no espaço infantil, onde o resgate das histórias do “Menino Maluquinho” ganham vida no projeto Ziraldo em Cena, além de Bela Gil na Arena Cultural debatendo sobre seu estilo de vida e criação do seu filho. O espaço cordel e repente, destinado à cultura nordestina, teve o lançamento do livro “Os Novos Baianos” com uma sessão de autógrafos e show de Moraes Moreira, que se emocionou bastante relembrando dos anos ao lado do grupo e recebendo o reconhecimento do público.

Acompanhe por aqui e pelo nosso Instagram a cobertura dos primeiros dias da Bienal do Livro :)

* A repórter viajou a convite da organização