Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

Bloco do Bita pela primeira vez em Manaus, Festival de Ópera e mais na coluna da semana

Carnaval e programação infantil estão entre os destaques da coluna feita pela equipe do caderno BEM VIVER do jornal A CRÍTICA


10/02/2020 às 14:59

Por Lucy Rodrigues*

16 de fevereiro

Bloco do Bita em Manaus

Pela primeira vez em Manaus, o Bloco do Bita – fenômeno do público infantil - vai sacudir os pequenos foliões no próximo domingo, 16 de fevereiro, de 16h às 19h, na Plenária do Studio 5 (Av. Rodrigo Otávio, 3373 – Distrito Industrial). Na programação, o Show do Bita Especial de Carnaval, com a presença de personagens como Flora, Lila, Dan, Tito, além da orquestra carnavalesca, porta estandarte Bigode Laranja, boneco gigante do Bita, atividades lúdicas com a Cia Brincando no Ateliê, lojinha do Bita, fraldário e praça de alimentação. Os ingressos já estão à venda nas Centrais Alô Ingressos e pelo site www.aloingressos.com.br.

Pré-Carnaval In/Comum

Pelo vigésimo ano consecutivo, o evento tradicional realizado no almoço pelo programa In/Comum, apresentado pelo jornalista e colunista social de A CRÍTICA Júlio Ventilari, que já foi feijoada, agora promete ter ainda mais novidades com uma almoço com churrasco e chopp, no próximo domingo, 16, no Diamond (Av. do Turismo, 1425, Ponta Negra). O evento pré-carnavalesco terá entre as atrações as baterias das escolas de samba Grande Família, que apresentará um enredo em homenagem aos 350 de Manaus, e da Presidente Vargas, que contará no seu desfile a história do colunismo social amazonense, além da Salto Agulha, a primeira bateria local com a participação apenas de mulheres como ritmistas. A blusa é adquirida no sistema Delivery pelo telefone (92)99353-2417 ou nas lojas do Bandeirão (Vieiralves) e Salão Vila Angel (Conhecido como Cabelinho de Anjo – Vieiralves).

Site do FAO

As vendas dos ingressos para a 23ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO), que acontecerá de 18 de abril a 7 de junho, em Manaus já iniciaram. Agora, o público já pode garantir antecipadamente um lugar na plateia por meio do www.fao.teatroamazonas.com.br. Em 2020, o festival, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, terá apresentações no Teatro Amazonas e Teatro da Instalação e homenageará o compositor alemão Ludwig van Beethoven.

Gastronomia

Filhote do Pará

Localizado na avenida Tancredo Neves, Parque 10, como diz o nome, é especializado na gastronomia paraense. Para quem ama açaí, a dica é a chapa paraense. Há também os pratos clássicos como pato no tucupi, caldeirada paraense e o peixe que dá o nome à casa, o Filhote empanado (foto). Os drinks levam nomes dos cheirinhos vendidos no Ver-o-peso. Sob o comando, o empresário Mário Valle e sua esposa e chef Elisângela Valle. O local abre todos os dias das 11h às 23h. Tem espaço kids.

Televisão

Novas aventuras do Mickey no Disney Junior

Chega ao Disney Junior, hoje, às 18h, os novos episódios de Mickey Mouse: Mix de Aventuras onde Mickey e seus amigos visitarão os mais diferentes cantos do mundo. Em seus veículos personalizados viajarão para novos lugares, incluindo a nova casa de Mickey, um incrível laboratório de máquinas e o escritório do S.O.S Amigos de Minnie, Margarida e Cucu-loca. A dupla Tico e Teco também participará de algumas de suas aventuras, acrescentando mais diversão às histórias. O valor da amizade, a importância do trabalho em equipe e o espírito de comunidade são algumas das questões destacadas na série, voltadas para crianças em idade pré-escolar.

Até 20 de fevereiro

Prêmio Sesc

As inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes do País, estão abertas até o dia 20 de fevereiro. Os interessados podem consultar o regulamento e se inscrever gratuitamente, no site www.sesc.com.br/portal/site/premiosesc. As obras pré-selecionadas são enviadas para as comissões finais, que são compostas por duas pessoas responsáveis pelas categorias Conto e Romance. O anonimato das obras é resguardado até o anúncio do resultado final.

Estante virtual

O que aprendi com o silêncio

A autobiografia da Monja Coen me surpreendeu. Nesse livro, ela conta sua história com um olhar inusitado. Em meio a tantas vivências, barulhentas ou dissonantes - como o casamento e a maternidade na adolescência, o exercício do jornalismo no período da ditadura militar, a vivência sozinha no exterior-, a escuta e o silêncio foram completamente importantes na formação e no caminho escolhido por Coen Roshi, jornalista, pensadora e uma das maiores personalidades brasileiras da atualidade.

 

Coleção jovens pensadores

Linda essa coleção em edição de luxo, lançada pela Intrínseca. O estilo de Andrea Beaty e as belas ilustrações de David Roberts contam histórias de crianças corajosas, que começam a descobrir suas aptidões e a desbravar o mundo. Em Rita Bandeira, engenheira, a menina vê inspiração onde as pessoas veem apenas lixo. Invenções magníficas que ela não quer mostrar por medo de fracassar. Até que recebe a visita da tia-bisavó, Rosa, que vai lhe mostrar que na vida o único verdadeiro fracasso é desistir. Daqueles textos que dá um calorzinho no coração.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.