Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Retrospectiva cultural, gastronomia e Carnaval 2018 na última coluna do ano

Confira as melhores opções de culturais e de entretenimento na coluna semanal @bemviverblog


18/12/2017 às 16:52

Por Lucy Rodrigues

Olá , queridos leitores, chegamos ao final de mais um ano! É com muita alegria que agradecemos a audiência de vocês aqui, no portal acritica.com e nas redes sociais. Amamos poder adiantar toda semana as melhores opções culturais e de entretenimento da cidade. Em nome da equipe Bem Viver desejamos boas festas. Retornaremos em janeiro a todo vapor!

 

ARTE&CULTURA

18 de dezembro

‘Jardins urbanos’

A artista amazonense Adriana Ramalho inaugura dia 18 de dezembro, no novo espaço de coworking artístico L’Amazonie Galerie D’art (Rua Nova Prata, 225 - Vieiralves) a exposição “Jardins da Cidade”. A mostra, que fica em cartaz até março de 2018, reúne série de 10 pinturas emolduradas e produzidas pela artista em 2017, inspiradas nas paisagens urbanas e naturais.

Até 20 de dezembro

Resgate da infância

Com cerca de 60 telas de pinturas feitas pelas mãos de crianças que são atendidas no Lar Batista Janell Doyle, a exposição Resgates da Infância acontecerá até o dia 20, na loja 283, em frente à cafeteria Di Café do Millenium Shopping . A visitação é gratuita.

Até 31 de janeiro

‘Filhas da rua’

Por que somente os manos são lembrados na cultura hip-hop? Para desmistificar e dar voz ao grafite feminino, a exposição “Filhas da Rua”, na Galeria do Largo São Sebastião, no Centro da cidade, conta com os grafites e pichações das artistas Erê, Nadja Khristina, Liz, Mia, Kina, Hadna Abreu, Lori e Isy. A mostra reforça a reflexão sobre o empoderamento feminino e mostra novas possibilidades de ocupação do espaço. A curadoria é de Turenko Beça.

 

ESTANTE VIRTUAL

Retrospectiva 2017

Reúno aqui algumas das melhores dicas deste ano

Álbum: ‘Flores & Cores’ – Guilherme Arantes

Poucos músicos conseguem se manter na ativa por tanto tempo, sempre se renovando e com a qualidade de trabalho impecável. Guilherme Arantes está nesse Olimpo. O nosso gênio do pop nacional se reinventou no seu mais recente álbum “Flores e Cores”. Ele “é semente da maré que na areia cai em pé pra correnteza não levar a imaginação fértil”. E que imaginação, que letras, que voz! Na minha opinião, o melhor álbum nacional deste ano que passou.Estante virtual

Filme: ‘Extraordinário’

Baseado no best-seller homônimo da escritora norte-americana R. J. Palacio, o filme dirigido por Stephen Chbosky, conseguiu como poucos captar a essência da obra. Na história, Auggie (Jacob Tremblay) é um menino que nasceu com uma deformidade facial devido a um raro gene que os seus pais possuem. Seu pai (Owen Wilson), acreditando que é hora de seu filho aprender a enfrentar a realidade e as outras pessoas, convence a mulher e mãe (Julia Roberts) de que Auggie precisa ingressar no ginásio. Elementos da cultura nerd são usados na narrativa com muito bom humor. A escolha dos atores foi muito bem acertada – Jacob Tremblay dá um show - e a naturalidade com que a personagem é mostrada gera identificação e emociona. Corra e assista!

Livro – A noite da espera – Milton Hatoum

O mais novo livro de Milton Hatoum foi lançado pela Companhia das Letras este mês aqui em Manaus com sucesso de público.  Após nove anos de hiato de seu último romance,  o escritor amazonense retorna com a narrativa mais longa e nos brinda logo com uma trilogia “Um lugar mais sombrio”. Esse primeiro livro nos coloca de volta ao período negro da ditatura, pelos olhos de jovens universitários de Brasília da década de 1970. A narrativa rica e entrecortada que mescla a primeira pessoa do protagonista e cartas de seus amigos, uma marca de Hatoum, nos traz uma leitura mais fluida e ao mesmo tempo cheia de emoções, como a boa literatura tem que ser.

 

GASTRONOMIA

Jambu Bier

A convite do Chef Dedé Parente (@chefdedeparente), conhecemos a Jambu Bier, cerveja feita da folha de jambú, também conhecida como o agrião da Amazônia e que promove sensação de dormência na boca. A novidade também será levada para o mercado do Sul e Sudeste e já está disponível no Dedé Boteco (@dedeboteco) do Amazonas Shopping. Outro destaque da nova casa é o serviço de self service das principais delícias do chef e o exclusivo chopp Tijuca.

 

Happy hour no café

Recém-inaugurado no Boulevard, o Aroma Café Louge (@aromacafemanaus) reúne delícias em um ambiente agradável em que se pode ir tanto para tomar o café da manhã ou da tarde (com tapiocas e sanduíches como o Aroma Caboclo), almoçar ou curtir o happy hour até às 20h. Amei o sanduíche Choripan com linguiça, mostarda e molho chimichurri, meio picante. As batatas rústicas – deliciosas - são o acompanhamento perfeito junto com uma cerveja bem gelada.

 

CARNAVAL

27 de janeiro

Cordão da Bola Preta

A folia carnavalesca de um dos mais tradicionais blocos de rua do Brasil desembarcará em Manaus. Pela primeira vez na história, o Cordão da Bola Preta terá um evento oficial fora da Cidade Maravilhosa, na primeira edição da “Feijoada do Cordão da Preta”, que acontece no Sesi – Clube do Trabalhador, a partir das 12h. A festa, organizada pelo projeto Rio Samba Show, com apoio da FM o Dia, terá como madrinha a nossa colunista Baby Rizzato e promete comemorar os cem anos do bloco em grande estilo, resgatando a essência dos Carnavais de antigamente. Ingressos: R$120 na loja Aramis do Manauara Shopping.

Baile do Hawaii

Alguns dos maiores sucessos do Carnaval baiano serão relembrados pelo cantor Netinho em um show de mais de duas horas no tradicional Baile Do Hawaii. O evento acontece a partir das 22h, na piscina Vitória Régia do Tropical Hotel. Além de muito axé e Carnaval, o evento terá ainda o espaço “Hawaii Eletro”, destinado à música eletrônica, que este ano será comandado pelo DJ Jesus Luz. Os bilhetes podem ser adquiridos nas lojas Adji (Manauara e Amazonas Shopping) ou através do site www.aloingresso.com.br.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.