Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020

Confira sugestões de molhos saudáveis para preparar em casa

Não precisamos nos prender às opções industrializadas: é possível prepará-los em casa, seja para acompanhar uma massa, salada ou dar gosto a uma receita


22/08/2018 às 14:47

Por Mayrlla Motta

Oito em cada dez brasileiros têm se empenhado para ter uma alimentação saudável, aponta uma pesquisa divulgada neste ano pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Se você se encaixa nesse grupo dos oito, certamente já retirou algumas comidas do seu cardápio por causa de sua opção alimentícia, mas sempre tem uma que é irresistível.

Quem é que resiste a um molho? A boa notícia é que não precisamos nos prender às opções industrializadas: é possível prepará-los em casa, seja para acompanhar uma massa, salada ou dar gosto a uma receita.

Molho de abobrinha

Menos calórico que os industrializados, o molho cremoso de Meghan leva apenas um ingrediente: abobrinha. À revista Delish, ela contou que basta deixar a abobrinha cozinhar lentamente por quatro ou cinco horas, até que ela se desmanche e vire um mingau espesso e, em seguida, misturar com o macarrão cozido. “O molho fica tão cremoso que você vai jurar que tem toneladas de manteiga e óleo, mas é só abobrinha, água e um pouco de caldo de carne”, disse.

Molho Pesto

O proprietário da recém-inaugurada Bar & Cantina Benedetta, Carlos Brilhante, conta que sempre trabalhou com massas caseiras e o molho faz parte das receitas feitas em casa. “A minha versão é diferente, mas minha sobrinha aprendeu esse molho e fazia sempre em casa. Como é fácil de fazer e muito saboroso, adotamos no nosso restaurante e damos nosso toque”, disse.

De fácil preparo, o molho é feito nos almoços em família ou em encontros com amigos. Ele explica como podemos preparar o molho pesto em casa. “A base dele é manjericão. Para fazer o molho, é só colocar dois punhados das folhas de manjericão no triturador ou liquidificador, dois dentes de alho, sal e azeite até dar o ponto. Eu sou muito intuitivo, então o azeite vai indo até as folhas baterem e ficar um líquido suave. O sal é a gosto. O queijo ralado colocamos sempre quando servirmos o molho com a massa. Essa mistura pode ser conservada em geladeira por até cinco dias. O ideal são duas colheres de sopa para 200g de massa”, explica.

Carlos reforça que a forma de comer saudável é sempre moderando os pratos, condimentos e temperos. “O pesto é muito bom e também pode ser consumido na salada ou em pães. Dá pra incrementar em outras coisas também e adaptar ao gosto. Por exemplo, tem gente que coloca um pouquinho de limão ou hortelã pra ele ficar mais refrescante. Tudo é questão de gosto”, finaliza Carlos.

Salada saudável

Molho vinagrete de manjericão, molho de mostarda e molho caesar são uma das opções que você pode aprender no site gnt.globo.com.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.