Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019

Conheça a plataforma que reúne os super-heróis da vida real

Com o mote "Unindo a boa ação à boa causa" a plataforma Herói Urbano facilita a comunicação entre Projetos e Instituições Sociais


26/03/2018 às 16:51

“Quero doar, mas não sei para onde. Você conhece algum lugar que precise?". Se você se identificou com essa frase ou alguma vez já fez essa pergunta para algum amigo é muito provável que você se torne um herói, assim como a administradora, Júlia Regina Gabriel, 22, e o programador, Ronaldo Araújo dos Reis, 24, que juntos criaram o Herói Urbano, uma plataforma que facilita a comunicação entre Projetos e Instituições Sociais com pessoas dispostas a ajudar.

Com o mote "Unindo a boa ação à boa causa" a plataforma, com um mês de lançamento, já conta com 19 instituições cadastradas e aptas a receber a ajuda de quem quer fazer doações, ser um voluntário ou apoiar de alguma forma as ações sociais. Ou, em outras palavras, com quem quer ser um super-herói que pratica o bem.

“Pensando em responder a esta pergunta de forma prática, surgiu o Herói Urbano. A ideia era simples: reunir todos os projetos em um só lugar para que as pessoas pudessem ter acesso às informações dessas instituições e, principalmente, saber quais as necessidades deles”, explica Júlia.

Ela, que desde os 12 anos acompanhava a mãe em projetos sociais, conta que sempre ouviu das pessoas essa pergunta e em algumas vezes ela própria se viu fazendo esse questionamento. “No final do ano, por exemplo, os amigos chegavam e me perguntavam se eu conhecia uma instituição porque alguém tinha roupas para doar, mas não sabia para que instituição. Ou então queriam fazer uma ação social, mas não sabia para quem. Acaba que a gente só lembra das maiores instituições, sendo que existem muitas outras que precisam de ajuda”, contou.

Quem também compartilhava desse questionamento era Ronaldo. Ele conta que sempre teve vontade de ser voluntário, de ajudar de alguma forma, mas sempre surgia a dúvida de que instituições precisam e de como ele poderia ajudar.

Em cima disso, explicam, surgiu a ideia de criar um espaço em que pudesse cadastrar as instituições que necessitam de ajuda. “Com base nisso tivemos a ideia de usar não só a tecnologia, mas engajar outras pessoas a ajudar uma instituição ou iniciar uma causa”, destaca Ronaldo.

Como funciona

A plataforma é de fácil acesso, explica o programador. “Basta entrar no site www.heroiurbano.com e em três passos você encontra uma forma de ajudar”, destaca.

Primeiro você pode encontrar uma instituição pesquisando no campo uma instituição ou um projeto social. Existe, também, seções divididas por causas – animal, humanização, social, saúde, educação e tecnologia. Clicando em uma dessas opções você visualiza a descrição e as necessidades das instituições já cadastradas e a partir daí escolhe como deseja ajudar, da sua melhor maneira. O próximo passo é só entrar em contato com a instituição e fazer sua doação ou levar sua ajuda.

“Tem muita gente fazendo algo e essas instituições precisam de ajuda, de pessoas que possam somar. Você pode doar uma roupa, ingredientes para sopa ou suco ou, ainda, doar um brinquedo. Por que não ajudar essas pessoas, essas instituições? Tudo o que eles precisam é de doação, de ajuda. E na plataforma você encontra exatamente o que eles precisam”, explica Júlia.

No site você também pode encontrar as instituições que precisam de voluntários. “Trazer essas instituições à tona para as pessoas é um dos objetivos da plataforma. Não só ajuda na questão monetária ou a doação de itens, mas também incentivar o voluntariado”, reforça a administradora.
Um dos beneficiados com a plataforma foi o Projeto Humanizar Manaus que recebeu doações de roupas. “Os doares chegaram até o projeto através da plataforma. Ter esse feedback mostra que a plataforma está dando certo e que estamos conseguindo conectar as pessoas aos projetos”, conta Júlia.

Para estar sempre informado das ações do Herói Urbano você pode segui-los nas redes sociais pelo facebook.com/heroiurbanomanaus ou pelo instagram @heroiurbano.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.