Publicidade
Blogs

Conheça a técnica de respiração que promete combater o estresse e a ansiedade

Técnica intitulada Sudharshan Kryia foi criada por líder espiritual indiano na década de 1980 e é propagada no mundo todo pela ONG 'Arte de Viver' 23/07/2017 às 06:00 - Atualizado em 11/08/2017 às 17:14
Show vida0423 001f
Sessão de Sudarshian Kryia ministrada pela instrutora Maria Lúcia Rajão (Foto: Divulgação)

Por Juan Gabriel

Quando nascemos, a primeira coisa que nós, seres humanos, fazemos em vida é respirar. Os anos passam, crescemos, vivemos e eis que no fim desse ciclo, a última coisa que fazemos em vida é... respirar. Pode parecer óbvio, afinal, a respiração sempre esteve ali, tão presente quanto vital para nossa existência, mas muita das vezes o ato, de tão natural, passa despercebido ao longo dos anos. Alertando para os benefícios de uma respiração adequada, a ONG Arte de Viver viaja ao redor do mundo ensinando técnicas que potencializam o poder do pulmão, ajudando a diminuir a ansiedade e reduzir o estresse do cotidiano.

De passagem por Manaus neste final de semana, a instrutora Maria Luiza Rajão faz parte do grupo que promove cursos de olho no bem-estar. Natural do Rio de Janeiro, ela veio à capital amazonense ministrar o curso Hapiness Program, no qual ensina a Sudharshan Kriya, técnica que incorpora ritmos naturais de respiração que alinham corpo, mente e as emoções.

“A proposta é ensinar uma técnica de respiração em que você elimina o estresse do organismo. Precisamos aprender a fazer uma faxina interna para eliminar esse estresse causado por acontecimentos diários e a técnica Sudharshan Kryia traz esse benefício. Aprendendo ela, você tem a possibilidade de aplicá-la na sua vida por vinte minutos diários e você consegue eliminar o que está acumulado no seu corpo”, explica Maria Luiza.

A Sudharshan Kryia foi criada na década de 1980, em Shimoga, na Índia, pelo líder espiritual Sri Sri Ravi Shankar, após um período de dez dias de silêncio. Durante esse tempo, o líder espiritual concebeu a técnica relacionando o ritmo da respiração às emoções humanas, criando assim um processo capaz de limar emoções negativas.
Maria Luiza conta que conheceu a técnica no Rio de Janeiro, em 2010. Com a experiência, decidiu se voluntariar na ONG e passou a propagar as técnicas ao redor do País.

“(O curso) foi tão transformador na minha vida que comecei a me voluntariar nos cursos e me tornei instrutora há quatro anos. Hoje me dedico a levar essa técnica transformadora ao maior número de pessoas possível”, explica.

Arte de Viver

Arte de Viver é uma associação não governamental liderada por Sri Sri Ravi Shankar presente em mais de 152 países. O grupo formado por voluntários se destina a promover cursos de meditação, respiração e yoga. No Brasil, a ONG possui representantes em capitais como Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Luis.

Após realizar o curso pela primeira vez em Manaus neste final de semana, Maria Lúcia Rajão revela já ter data marcada para retornar a cidade com o programa. As aulas acontecerão entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.