Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Conheça o overnight: mix de frutas, iogurte e cereais é ideal para um café da manhã leve

Fácil e prática de preparar, iguaria é rica em fibras, proteínas e nutrientes, podendo substituir uma refeição


09/07/2017 às 06:00

À primeira vista o romance pode não parecer promissor, mas em meio a uma rotina atribulada, ter à mão uma refeição prática, nutritiva, leve e saborosa como o overnight, pode virar caso de amor eterno. A iguaria é importada dos Estados Unidos e significa “de um dia para o outro”. Isso por que o grande segredo desse mix de cereais, frutas e iogurte montados em camadas e que já faz o maior sucesso entre os “docemaníacos” que tentam uma vida mais light é o preparo feito na noite anterior ao consumo e o descanso que os ingredientes têm durante a madrugada na geladeira. 

Essa espécie de “pavê fit” se apresenta como uma ótima opção de café da manhã ou lanche durante o dia. Apesar de pequeno, devido ao seu alto teor nutritivo pode substituir uma refeição, como explica a nutricionista e coordenadora do curso de nutrição da Faculdade Estácio, Rita Machado. “Sim, o overnight pode substituir uma refeição por que tem proteínas, gorduras, frutas, cereais, minerais e vitaminas, tudo em uma pequena refeição. Claro, é preciso atentar para seu valor calórico, bem como as frutas e o iogurte utilizados”, explica.

A nutricionista ainda ressalta os benefícios da mistura para o organismo de quem a consome. “Por conta da fibra, ele melhora bastante a parte digestiva. Além disso, pode ter uma ação antioxidante dependendo da fruta que você consome”. Rita Machado ainda explica que não há restrições nem idade para adotar o overnight no cardápio. “Ele pode ser consumido inclusive por crianças, agora é necessário que se observe o iogurte que está sendo utilizado. Os coloridos não são recomendados, o ideal é que seja branco”, afirma.

Overnight na cidade

Por aqui, alguns estabelecimentos já apostam na iguaria buscando suprir a demanda fit. Funcionando há pouco mais de dois anos, o Café com Leite, localizado na Rua Jamary, 23, Vieralves, oferece dois tipos de overnights, um de banana e outro de morango. “Conheci o overnight pelas pessoas fits e decidi colocar no cardápio da casa por ser algo que eu também gosto. Como não gosto de coisa muito doce, acho o overnight uma boa opção”, opina Isabella Ferreira, uma das proprietárias do estabelecimento.

Isabella explica que o overnight da casa é feito a partir de uma mistura a base de aveia, cacau e banana. “Nós fazemos essa base que vira uma espécie de massa e acrescentamos iogurte grego e a fruta. No cardápio temos apenas banana e morango, mas se o cliente pede outras frutas e tenho na cozinha, ofereço”, conta a empresária que ressalta vender em média de oito a dez overnights por dia.

Para te ajudar a dar um “up” na alimentação, separamos uma receita de overnight. É uma receita prática com ingredientes que podem ser combinados de acordo com o seu gosto.

Ingredientes:

1 iogurte grego light

1 colher de café de cacau em pó

1 colher de sobremesa de chia

1 banana prata

2 colheres de aveia (uma outra opção também seria o amaranto)

1 fio de mel

Modo de preparo

1 - Misture metade do iogurte grego com o cacau em pó e a aveia e a outra metade com a chia.

2 - Para montar coloque uma camada de iogurte com aveia e cacau

3 - Adicione a banana picadinha, o iogurte com a chia e um fio de mel se quiser.

4 - Tampe e leve para a geladeira para consumir no outro dia cedinho.

Publicações Relacionadas


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.