Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

#Dermatolovers: uma nova ‘safra’ de dermatologistas chega aos consultórios e clínicas de Manaus

Profissionais da nova geração contam pra gente um pouco de sua trajetória, como cuidam da própria pele e pretendem renovar o mercado local


24/07/2017 às 15:40

Por Lucy Rodrigues e Mayrlla Motta

Mulheres, médicas e apaixonadas pela área da profissão que escolheram: a dermatologia - especialidade da Medicina responsável por diagnosticar e tratar as doenças que acometem a pele, a mucosa,  as unhas e os cabelos, e ainda cuidar da parte estética, devolvendo a autoestima aos pacientes.  Entrevistamos quatro dermatologistas que recentemente iniciaram suas atuações na capital amazonense: Raquel Cavalcante, Débora Zottele Russo, Camila Mendes e Chinthya Basaglia. Elas dividiram com a gente um pouco de sua trajetória, como cuidam da própria pele e beleza e como  pretendem ajudar os pacientes e a renovar o mercado local.


Débora Zottele Russo

Uma completa apaixonada por todas as facetas da profissão. Assim se define a dermatologista Débora Russo. Com duas especializações - em nutrologia pela Santa Casa de São Paulo e em dermatologia pelo Hospital das Clínicas do Rio de Janeiro-, a capixaba de 29 anos é casada com o médico amazonense Thiago Russo e, recentemente, adotou Manaus como seu novo lar, abrindo a clínica que leva seu nome há uma semana, na Cristal Tower (Av. Umberto Calderaro, 455, Adrianópolis, Sala 209).

Habilitada em diversos procedimentos estéticos, ela busca como diferencial o tratamento global do paciente. “Quando fui morar em São Paulo, conheci e me inspirei em médicos que tratavam a pele de dentro pra fora e quis trazer essa questão diferenciada. Assim a nutrologia complementa minha atuação”.

Além do atendimento na nova clínica, é médica voluntária na Fundação Alfredo da Matta e também compartilha dicas com seus seguidores no Instagram em: @dradeborarusso e @dermanutro. Em relação aos cuidados com a beleza e a pele, não abre mão de uma alimentação saudável, praticar exercícios - faz musculação e muai thai - e, claro, ter uma rotina de cuidados diários com a pele. “Sou hiperdisciplinada, pois tenho pele acneica. Sempre higienizo com sabonete adequado, nunca durmo de maquiagem, uso sempre filtro solar -adoro aquele com base e cor, que você já sai maquiada”.

Raquel Cavalcante

Amazonense, graduada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com residência médica em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Dermatologia Estética e Laser, Raquel Cavalcante Cirino, 30, atende há dois anos na Clínica Adriana Vilarinho, em São Paulo (SP). Ela segue uma rotina intensa de clínicas e estudos para estar sempre atualizada nas técnicas da área.  Entre os vários procedimentos em alta que ela é apta a realizar, Cavalcante cita o preenchimento facial e a sutura de silhouette.

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) diz que “não se pode brincar com a pele”, por isso, além dos conhecimentos que passa aos pacientes, também compartilha dicas de cuidado com o maior órgão do corpo humano nas redes sociais (@cavalcantecirino_dermatologia). Quanto à rotina pessoal de zelo com a beleza, Raquel confessa ser bastante vaidosa. “Sigo uma rotina de tratamento com a minha pele intensa. Faço procedimentos estéticos e para manter a vida saudável faço exercícios regularmente. Aos cachos, tenho uma equipe de cabeleireiros para cuidá-los”, conta a médica com estágios em dermatologia realizados em Nova York e na França.

Além de atender em São Paulo, Raquel realiza consultas em Manaus um fim de semana por mês no Instituto de Dermatologia do Amazonas (sala 601\611), no Edifício Crystal Tower (Av. Umberto Calderaro, 455, Adrianópolis). (Foto: Clóvis Miranda)

 

Camila Mendes Coutinho

Formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com residência na Fundação Alfredo da Matta, Camila Mendes, 30, é prata da casa e se diz feliz e orgulhosa. “Nasci, me formei e quero atuar aqui por muitos anos”. Com os conhecimentos fresquinhos de quem acaba de dedicar uma década de estudos à profissão, ela é a primeira médica da família e realiza um sonho de infância ao tornar-se dermatologista. “Desde pequena, quando ia na consulta médica com minha mãe, já era fascinada por esse universo”.

Fez estágio internacional na área no hospital Lahey, em Boston (EUA), no qual foi aprovada na prova de títulos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Recentemente, integrou o corpo clínico da Toda Pele (Av. Mário Ypiranga, 410 - Adrianópolis).

Ela lista os  cuidados com a exposição solar como primordiais na nossa região. “Não dá pra descuidar do filtro solar, das roupas, chapéus e óculos”, alerta.

Além desses cuidados, Camila não deixa de lavar a pele com sabonete específico, faz uso de vitamina C, produtos anti-idade e procedimentos estéticos como peeling e toxina butolínica. “Muita gente acha que só quando tiver mais idade pode fazer esses procedimentos, mas existem cuidados preventivos que podem ser adotados a partir dos 25”. 
(Foto: Evandro Seixas)

 

Cinthya Mora Basaglia

Quando a médica carioca Cinthya Mora Basaglia, 32, pós-graduada pelo Hospital Mário Kroeff, estava no segundo ano do curso de Medicina, na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, descobriu seu amor pela dermatologia. “E esse amor foi se tornando cada vez maior conforme passei pela especialidade no sétimo período da universidade”, confidencia.

Atendendo no Rio e em Manaus, na Clínica Caroline Frota (Praça do Congresso, 1.014, Centro), Cinthya possui título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e também é membro da Sociedade Médica de especialistas em Cirurgia Dermatológica (SBCD). “A possibilidade de ajudar as pessoas a se sentirem mais bonitas, confiantes na sua aparência, não só área estética, mas na parte clínica no tratamento de doenças como acne, psoríase, rosácea, entre outras, é extremamente gratificante”, confessa.

E assim como qualquer pessoa, a dermatologista também cuida da sua pele. “Uso protetor solar com cor diariamente, limpo com sabonete líquido e hidrato sempre com Vitamina C e ácido ferulico. De noite, uso algum creme com efeito clareador ou um pouco de ácido retinóico e glicólico. Faço também o uso de antioxidantes orais, que ajudam a proteger a pele de dentro para fora”, finaliza. (Foto: Divulgação)


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.