Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

Dia do Pão: Saiba onde encontrar diferentes tipos da iguaria

Comemorado na última terça-feira (16), Dia Mundial do Pão inspira roteiro com opções para saborear todos os dias


19/10/2018 às 17:44

Por Juan Gabriel

Presente diariamente na mesa do brasileiro, o pão figura entre os protagonistas quando o assunto é alimentação. Estima-se que por ano, o consumo per capita do alimento no país gire em torno de 33,5 kg. Tamanha paixão fez com que o alimento ganhasse até uma data comemorativa. Desde 2000, o dia 16 de outubro é marcado oficialmente como Dia Mundial do Pão. 

A data, celebrada na última terça-feira, é uma forma de ressaltar o valor do alimento milenar que conseguiu ultrapassar fronteiras culturais para que suas inúmeras versões caíssem no gosto popular ao redor do planeta. Aqui em Manaus, diversos estabelecimentos apostam em receitas no mínimo diferentes e de dar água na boca. Para te ajudar a se aventurar por esse universo, o BEM VIVER listou três lugares que oferecem uma variedade do alimento, ideais para quem quer fugir da mesmice dos de forma.

Fermentação natural

Mais leve e de uma acidez marcante, os pães de fermentação natural começaram a se popularizar entre os amantes da iguaria que desejam uma versão menos industrializada do produto. A Cozinha do Hereditário, localizada na Rua Cametá, Conjunto Deborah, Dom Pedro, aposta na produção deste tipo de pão. Segundo uma das proprietárias do local, Vanessa Portela, o pão com fermentação natural traz algumas peculiaridades no seu preparo e também vantagens para quem o consome.

“Ele é basicamente produzido por uma levedura na qual a base do fermento é farinha e água, levando no mínimo 12h para ficar pronto. Além de trazer um pão com uma casca mais firme e o interior macio, esse tipo  proporciona uma digestão melhor e é menos nocivo para intolerantes a glúten”, ressalta a empresária que também prepara os pães.

Devido a produção, os pães naturais da Cozinha do Hereditário devem ser reservados antecipadamente pelo telefone (92) 99464-2010.

Recheados

Basta duas fatias de pão, alguns ingredientes e uma boa dose de imaginação para se preparar um sanduíche, uma das formas mais populares de se consumir o pão. Mas, e se o recheio vier ainda na preparação da massa do pão? O resultado, óbvio, é de ficar de queixo caído. Pães recheados são um dos principais trunfos da Casa Leopoldo, situada na Rua Fortaleza, Adrianópolis.

O local conta com dezenas de receitas de pães, que vão dos brioches, a pães feitos a base de mandioquinha e até batata, todos elaborados pela Chef Zeila Hebron. Entre os atrativos estão os pães recheados com calabresa e pepperoni, além do pão português com recheio de lombinho e queijo. O destaque fica por conta do recém-ingressado no cardápio, Kentenbrood, pão tradicional da Holanda com passas.

A Casa Leopoldo também se disponibilizar a preparar receitas de pão a pedido dos clientes, basta entrar em contato pelo telefone (92) 99288-0102.

Variedades

Uma das padarias mais tradicionais da cidade, a Pão & Companhia, é um prato cheio para quem quer descobrir novos tipos de pão. Com sedes no Amazonas Shopping, na Rua Pará, Vieiralves e outra localizada na Avenida Pedro Texeira, Dom Pedro, o local reúne mais de vinte receitas diferentes de pão. Os mais procurados são os pães italiano, ciabatta, ciabatta provolone e o pão de batata polvilhado com parmesão. Se a vontade é algo mais diferente ainda, a pedida pode ser o pão sírio ou até o pão de leite condensado.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.