Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020

Documentário sobre a luta dos Guarani Kaiowá tem estreia em Manaus

Filme premiado de Vincent Carelli fica em cartaz no Cinépolis Millenium a partir desta quinta (11)


10/05/2017 às 17:15

por Rosiel Mendonça

Nesta quinta-feira (11), junto com as estreias do circuitão comercial, o Cinépolis do Millenium Shopping também recebe um documentário brasileiro que vem conquistando prêmios e excelentes críticas: é o longa-metragem “Martírio”, dirigido pelo cineasta e indigenista Vincent Carelli, em colaboração com Ernesto de Carvalho e Tita. Em Manaus, o filme terá sessões diárias, sempre às 14h20.

Lançado em 2016, “Martírio” refaz o percurso da luta pacífica e obstinada da etnia Guarani Kaiowá pela retomada de seus territórios sagrados no Mato Grosso do Sul. O filme traz o testemunho e a memória de mais de um século de massacres e da omissão do Estado brasileiro frente ao genocídio em curso nessa região do País.

Narrado em primeira pessoa, o filme traz a memória afetiva e de militância do diretor junto aos Guarani Kaiowá, que a partir de seus próprios relatos revelam a luta política, a resistência espiritual e a profunda ligação com a terra à qual pertencem.

“Todo dia, bate à porta das nossas consciências, através das redes sociais, a notícia de um assassinato brutal, de um violento despejo. Fazer ‘Martírio’ se tornou uma compulsão necessária para mim, que tenho a vida atada à deles, para Ernesto e Tita, que me acompanharam nessa jornada. Um compromisso moral, ético, político, e sobretudo afetivo, com os povos Guarani Kaiowá”, afirma o diretor.

“Martírio” é distribuído pelo projeto Sessão Vitrine Petrobras, leva ao público de mais de 20 cidades um cinema de qualidade, original, que retrata a cultura do País e que se destaca nos principais festivais brasileiros e internacionais.

* Com informações da assessoria de imprensa


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.