Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

#MinasTrend: Estética do sertão mineiro dá o tom ao desfile de abertura do evento


17/04/2018 às 17:49

Rosiel Mendonça*
rosiel@acritica.com

BELO HORIZONTE (MG) - Pode a moda ser uma expressão de arte? Realizado na noite desta segunda-feira (16), em Belo Horizonte, o desfile de abertura da 22ª edição do Minas Trend mostrou que sim. O “primeiro ato” do evento – um dos principais do calendário fashion brasileiro – foi um espetáculo que, muito mais que apresentar 60 looks das mais de 100 marcas que participam do Salão de Negócios da semana de moda, levou para a passarela toda a diversidade, beleza e tradições do sertão mineiro. A atmosfera ficou completa com as participações da Orquestra de Câmara e da Cia. De Dança SesiMinas, além da cantora Bruna Caram.

Por trás da concepção do desfile coletivo estão o arquiteto Pedro Lázaro, diretor criativo do Minas Trend, e o stylist Paulo Martinez. Pedro explica que o evento deste ano quer lançar um olhar contemporâneo sobre a tradição, a cultura e os valores mineiros. Foi assim que surgiu o tema “Nosso lugar somos nós”, uma homenagem ao povo de Minas e àquilo que ele produz.

“Fugimos dos estereótipos instantâneos da cultura local, buscando elementos com valor e conteúdos a serem explorados. O sertão mineiro, com sua paisagem linda e áspera, mas com uma riqueza humana imensurável, foi o ponto de partida para a manifestação do presente como perspectiva para o futuro. Não é um alerta, mas sim uma abordagem poética sobre a necessidade do retorno dessa relação espontânea e interativa com a natureza”, comenta o diretor criativo.

Já o stylist Paulo Martinez afirma ter projetado um desfile pautado pelas variantes de cores que caracterizam as paisagens do icônico sertão mineiro. “Todos os tons de tempero, de terra, do por do sol, do verde das folhagens secas estão presentes em uma brincadeira de soft e hard que reuniu vestidos bordados com juta e todos os elementos que remetem ao sertanista. A intenção foi trazer esse calor do sertão de Minas”, resume.

A programação do Minas Trend segue até sexta-feira, dia 20, com desfiles individuais, exposições, lançamentos e premiações. Nesta terça (17) e quarta (18) acontecem os desfiles individuais, com a estreia das grifes Fátima Scofield, NotEqual, Virgilio Couture e Skazi. O line-up tem ainda as marcas Plural, Natália Pessoa, Lucas Magalhães, Manzan, Molett, Choker e Anne Est Folle, além do Sindijoias.

* O jornalista viajou a convite do Minas Trend


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.