Publicidade
Blogs

Harry Potter: A magia que nunca termina

Lançamentos no mercado editorial, no teatro e no cinema ao longo do ano mantêm em alta interesse de fãs e do público pelo bruxo mais famoso da literatura juvenil 16/06/2016 às 17:10 - Atualizado em 17/06/2016 às 15:37
Show hp jimkay2
Ilustração de Jim Kay para "Harry Potter e a Pedra Filosofal"; nova edição do livro inaugural da saga do bruxinho será lançado esta semana em Manaus (Foto: Divulgação)

Jony Clay Borges*

“A cicatriz não incomodara Harry nos últimos dezenove anos. Tudo estava bem.”

Quase dez anos depois do lançamento de “Harry Potter e as Relíquias Mortais”, a saga do jovem bruxo criado por J.K. Rowling não poderia estar mais longe de um ponto final. Este ano, o adorado personagem e seu universo de magia voltam a encantar o público não apenas em novos livros, mas ainda numa peça teatral, a estrear em breve em Londes, na Inglaterra, e num novo filme, baseado numa das obras derivadas da série original.

E tem novidade até para os fãs de Manaus, com o lançamento da nova e ilustrada edição de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, neste domingo (19).

Fantasia no palco

A surpresa mais quente do universo de Harry Potter é “Harry Potter and the Cursed Child”: anunciada como a oitava história da saga, a aventura inédita será vista primeiro nos palcos de Londres, onde tem estreia mundial prevista para 30 de julho.

O texto, escrito por Jack Thorne baseado numa história de J.K. Rowling, de Thorne e do diretor John Tiffany, é ambientado após os acontecimentos narrados no livro “As relíquias mortais” – que conclui com a frase lá em cima, 19 anos depois de Harry derrotar o terrível Lorde Voldemort.


Fã posa em frente ao teatro que vai receber montagem baseada na nova história de Harry Potter, em Londres (Foto: Daniel Leal Olivas/AFP)

A sinopse oficial da história foi divulgada em outubro passado, e começa falando que a vida de Harry não ficou mais fácil “agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar”.

“Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados”, diz o resumo.

“Harry Potter and the Cursed Child” teve pré-estreia na capital inglesa no último dia 7, reunindo filas extensas de fãs trajados a caráter para a ocasião. As primeiras impressões foram bem positivas.

“Os três personagens principais continuam fiéis às suas versões mais jovens”, comentou o jornal “The New York Times”.  “Realmente incrível”, disse um fã após a peça. “É fantástico... Tem de tudo”, declarou outro.


Noma Dumezweni, Jamie Parker e Paul Thornley vivem os respectivos papéis de Hermione, Harry e Ron na peça (Foto: Divulgação)

E quem não tem vassoura mágica nem condições de bancar a viagem para Londres para conferir a peça pode aguardar o lançamento do texto em livro no Brasil: a Rocco, editora da série no País, já anunciou para outubro a publicação da Edição Especial de Ensaio da peça, “Harry Potter and the Cursed Child - Partes I e II”.

O livro terá ainda versão em e-book do Pottermore. A Edição Definitiva ainda não tem data prevista para lançamento.

Criaturas mágicas em Nova York

Na esteira da peça e do livro, vem o lançamento de “Animais fantásticos e onde habitam” nos cinemas, previsto para 17 de novembro. O longa tem direção de David Yates – que comandou as adaptações dos três últimos livros da série para as telas –, com roteiro da própria J.K. Rowling, baseado em seu livro homônimo derivado da série, originalmente publicado em 2001.

O filme traz como protagonista Newt Scamander, que os fãs mais ardorosos conhecem como o autor de “Animais fantásticos e onde habitam”, um dos livros obrigatórios para os alunos de Hogwarts. Na história do longa, o mago costuma coletar espécimes de animais fantásticos e perigosos e mantê-los guardados em sua maleta magicamente expansível. Até que, acidentalmente, deixa os bichos escaparem, justamente no meio de um congresso mundial de magia.


Com estreia prevista para novembro, "Animais fantásticos e onde habitam" será o primeiro de uma trilogia (Foto: Divulgação)

A trama, muito anterior à de Harry Potter, é ambientada na Nova York dos anos 1920, combinando a fantasia dos filmes da saga do bruxinho com o visual retrô e Art Deco da metrópole norte-americana, como se pode ver no trailer (que você pode conferir no final deste post).

Ganhador do Oscar, Eddie Redmayne encabeça o elenco do longa, que tem ainda Katherine Waterston, Alison Sudol, Dan Fogler, Colin Farrell, Samantha Morton, Ezra Miller, Jon Voight e Ron Perlman, entre outros.


No novo filme, o mago Newt Scamander (Eddie Redmayne) tem de lidar com criaturas mágicas – e perigosas – soltas na Nova York dos anos 1920 (Foto: Divulgação)

Ah, e o filme será só o primeiro de uma trilogia: o segundo título está previsto para ser lançado em novembro de 2018, e o terceiro, em novembro de 2020.

'Potterbook' em Manaus

Os fãs de Harry Potter em Manaus, felizmente, não precisam esperar muito para expressar e compartilhar sua paixão pelo personagem e seu mundo. É que neste domingo (19), às 14h, na Livraria Saraiva, acontece o Potterbook: Lançamento de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” Ilustrado.


Rocco vai promover evento de lançamento de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" em Manaus; acima, outra ilustração de Jim Kay na obra (Foto: Divulgação)

O evento é promovido pela Rocco, com apoio da Saraiva e do Fã-Clube Oficial de Manaus, o Potterday Manaus, e festeja o lançamento da nova edição do livro inaugural da saga, que traz ilustrações de Jim Kay. O ilustrador, ganhador da Kate Greenaway Medal , foi escolhido pessoalmente por J.K. Rowling para ilustrar todos os livros da série original em cores.

Além do lançamento, o Potterbook em Manaus terá brindes para os fãs e também um concurso de cosplay de Harry e de outros personagens da coleção, valendo um megakit do novo livro.

Capa da nova edição de "Harry Potter e a Pedra Filosofal"  (Foto: Divulgação)

Enfim, mesmo após todas as peripécias narradas em livros e filmes, Harry Potter continua encantando leitores de ontem e de hoje. E os novos lançamentos são uma prova de que a magia do personagem segue mais forte que nunca!

 

*Jornalista, é fã de artes visuais, ficção científica, literatura policial, ópera, música alternativa e independente, quadrinhos e viagens.