Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Hoje é dia de ópera, bebê! 


06/05/2016 às 14:40

Por Lucy Rodrigues*

 Para quem ama boa música e está em Manaus, o destino neste final de semana pode  ser o show de Djavan no Tropical Hotel com a turnê “Vidas pra contar” e canções lindas dos 40 anos de carreira desse músico singular. Mas se engana quem pensa que essa é a única opção. Hoje nosso destaque vai para o Festival Amazonas de Ópera (FAO), que retornou à agenda cultural este ano, após um 2015 triste e sem uma das manifestações artísticas mais importantes do nosso Estado. 

O Festival já está na sua 19ª edição e, durante esses anos, trouxe sim montagens gigantes de fora, com solistas maravilhosos, mas também já conseguiu formar capital intelectual artístico de qualidade e hoje conta, segundo o maestro Marcelo de Jesus, com 90% da sua mão de obra regional, o que é motivo de grande orgulho para os amazonenses. 

Ainda quase bebê, mesmo sem saber direito ou ter sequer visto uma, sempre amei ópera. Adorava as trilhas sonoras de desenhos animados e me emocionava com trechos em filmes.  Quando ouvi Freddie Mercury com Montserrat Caballé então, tinha certeza de que amaria aquela música para sempre.

Lembro como se fosse ontem a primeira vez que minha mãe me levou para ver uma ópera. Era "La Bohème", de Giacomo Puccini que abria a quinta edição do FAO nos idos de 2001, há quase 20 anos direto do túnel do tempo. Uma das óperas mais famosas do repertório desse compositor italiano era romantismo romântico puro, daquelas histórias em que a mocinha morre de tuberculose, mas claro, não sem antes cantar e cantar até o fôlego dela – e o da plateia – acabarem. Amei! Fiquei encantada com aquela junção de artes e tantos agudos, suspiros, cores e alegria... Bela como a vida, mesmo que o fim seja a morte.

Passei a ir todos os anos desde então e, depois fiz outros anos e anos de aulas de canto só para aprender a cantar a ária da Musetta, "Quando me'n vo..." . Ainda não me tornei uma soprano lírica, mas conheço muitas outras pessoas que também motivadas por esse Festival investiram e se profissionalizaram nas artes.

Voltando ao FAO deste ano, além dos concertos gratuitos, entre eles o especial de Dia das Mães, com Orquestra de Violões e Madrigal da Casa Ivete Ibiapina, às 11h e às 14h deste domingo no Palácio da Justiça, meu destaque desta edição vai para as duas grandes montagens: "Medée", de Luigi Cherubini, e "Adriana Lecouvreur", de Francesco Cilèa.

“Médée” teve noite de estreia nesta quarta com a participação do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas e Orquestra Amazonas Filarmônica e terá outras duas apresentações, nesta sexta e domingo, 6 e 8 de maio, no Teatro Amazonas. Esta é a primeira vez que a ópera será apresentada em sua versão integral em francês no Brasil. Imperdível.

Já a montagem “Adriana Lecouvreur” marca a primeira coprodução do Festival Amazonas de Ópera feita com o Theatro São Pedro, de São Paulo, por iniciativa do maestro e diretor artístico do Festival, Luiz Fernando Malheiro. De acordo com o regente, uma alternativa muito importante em épocas de crise, que alcança mais espectadores, de diferentes Estados, com a oportunidade de assistir à mesma montagem. Na coprodução, os figurinos foram feitos em Manaus e parte do elenco da montagem e cenários virão de São Paulo, onde a ópera foi apresentada durante o mês de abril. Por aqui vale agendar nos próximos dias 27, 29 e 31 de maio.

 E se você nunca assistiu a uma ópera, essa é uma ótima oportunidade para ver e tirar suas impressões, levar a mãe ou um filho pela primeira vez. O Festival é uma oportunidade maravilhosa também para quem ainda não conhece o Teatro Amazonas, que completa 120 anos de história em dezembro, com uma série de comemorações. Muito melhor ainda conhecer esse templo das artes com uma ópera no palco. É bravo!

 

*A editora do Bem Viver é uma jornalista apaixonada pelas maravilhas desse planeta, entre elas rios, mares, florestas e jardins...melodias, poesias, estampas e afins.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.