Publicidade
Blogs

ITC Vertebral tem eficácia comprovada de 87% no tratamento de lesões da coluna

22/10/2018 às 13:43
Show 03191db5 b4fb 4abd 8dee 86bd68391e39 8beb157a 3721 4763 9aee 52033cb95512
Lutador amazonense Fabio Trindade (ao centro)

Há sete anos, o lutador amazonense de jiu-jitsu e MMA Fabio Trindade passou por um momento difícil em sua carreira. Após um exame médico, ele descobriu problema sério na coluna cervical e na lombar. Segundo o diagnóstico médico, Fabio teria que escolher outro esporte para praticar. “Fiquei desesperado, é a coisa que mais gosto de fazer na vida, amo fazer. Fiquei em depressão, dois meses sem saber o que fazer”, conta Fabio, que desde 2014 treina e luta nos EUA.

O lutador foi orientado a buscar tratamento junto ao Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral), método exclusivo não cirúrgico de reconstrução músculo-articular da coluna vertebral, cuja franquia hoje está espalhada em cerca de 80 clínicas no Brasil. Em Manaus, a Clínica Physio Vida é a única a oferecer o ITC Vertebral.

Indicado para o tratamento de doenças como hérnia de disco lombar, hérnia de disco cervical, dor ciática, cervicalgia, lombalgia, dentre outras, o ITC Vertebral associa terapias manuais, como RPG, Mulligan, Osteopatia Clínica, com o uso de equipamentos especiais como a mesa de tração eletrônica, que possibilita uma descompressão com cargas controladas.

“O ITC é um tratamento específico para a coluna que vai até a causa do problema. Associado às terapias manuais, ele consegue harmonizar toda a estrutura vertebral. O método tradicional trata o sintoma e acaba caindo em um ciclo vicioso, de melhora e dor, mas quando você trata a causa, consegue abolir o sintoma”, explica a fisioterapeuta Larissa Ramos da Silva.

“A questão mais importante é que o tratamento pode tirar o paciente de uma mesa de cirurgia, aplicada apenas em último caso. O método ITC Vertebral tem eficácia comprovada de 87%. Conseguimos dar uma qualidade de vida bem melhor para os pacientes, que voltam a fazer suas atividades físicas normalmente”, explica o fisioterapeuta e sócio proprietário da Clínica Physio Vida, Raphael Hayek.   

O lutador Fabio Trindade foi um dos beneficiados com o tratamento. “Tenho realmente problema na cervical e na lombar, mas isso não me impede de fazer o que eu amo, de competir em alto nível. Toda vez que estou no Brasil faço questão de correr lá para me cuidar, aqui nos EUA não tenho esse mesmo suporte, esse mesmo apoio”, explica Fabio, número 1 do ranking da North American Brazilian Jiu-Jitsu Federation. Só esse ano, ele já ganhou sete campeonatos nos EUA.

Tratamento

Segundo a fisioterapeuta Larissa Ramos da Silva, o paciente que está com dor há mais de três meses apresenta indícios de está com alguma lesão na coluna e deve procurar o tratamento.  

De acordo com Larissa, primeiro o paciente passa por uma avaliação. Na etapa inicial, o foco é diminuir a dor do paciente, na segunda, começa o processo de fortalecimento muscular especifico (estático estabilizador da coluna). Na etapa final, o paciente vai para um estúdio personalizado de Pilates para concluir esse processo de fortalecimento.  

“O tratamento gira em torno de 24 sessões, mas depende de cada caso, da gravidade do problema. Cada sessão dura 45 minutos e o tratamento completo dois meses, mais ou menos”, explica a fisioterapeuta. “Já peguei vários pacientes com indicação cirúrgica, que depois do tratamento não precisaram fazer. Quando observamos que é um caso cirúrgico, contudo, já encaminhamos para um neurocirurgião. Somos muito criteriosos”, completa.

Pontos

A fisioterapeuta Larissa Ramos da Silva dá algumas dicas para evitar problemas na coluna:  

- Não ficar sentado mais de uma hora na mesma posição;

- Não ficar muito tempo no celular, principalmente quando estiver em pé, com os braços sem o apoio;

- Quem trabalha em escritório o ideal é ter uma cadeira apropriada, com regulagem de altura com a mesa, regulagem de altura para os braços e que consiga ter o apoio total da coluna;

- Procurar dormir bem, já que durante o sono é a única hora em que reidratamos nossos discos;

- Dormir na forma correta, de lado, com o travesseiro do pescoço mantendo a coluna alinhada e um apoio entre os joelhos, pode ser outro travesseiro;

- O colchão não pode ser nem muito mole, nem muito duro. É preciso se sentir confortável. Os colchões de mola ensacada são os mais aconselháveis.

Serviço

O quê: Clínica Physio Vida

Endereço: Travessa Baltazar, 63, Adrianópolis

Contato: 98123-5894