Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020

'João, o Maestro' conta história de vida de um dos maiores pianistas do mundo

Longa-metragem brasileiro é um dos 23 cotados para concorrer a vaga no Oscar 2018: "É um filme muito forte e têm capacidade para concorrer ao Oscar e representar o País com dignidade", opina


04/09/2017 às 11:36

Por Mayrlla Motta

“Há oito anos o The New York Times fez uma reportagem dizendo que minha história merecia um filme”. Assim começou a trajetória do longa-metragem “João, o Maestro”, dirigido por Mauro Lima, que retrata a história  e a paixão pela música de João Carlos Martins. Ele é um dos maiores pianistas do mundo, e dentro desse universo carrega um legado de altos e baixos. Mas, ao final, ele soube se reinventar: “Costumo dizer que a música venceu”, comenta João.

Em entrevista por telefone ao BEM VIVER BLOG, Martins revelou que após a reportagem do jornal estadunidense, o cineasta Bruno Barreto propôs a produção do longa em solo brasileiro. “Ele me disse: esqueça isso de sua vida ser retratada nos EUA, pois lá não vão captar como é a vida de uma criança no Brasil e nem como era o ambiente do País nos anos 40. Ele tem que ser feito no Brasil”, contou. E assim o projeto foi trabalhado nos últimos anos, até que em 2015 a produtora L.C Barreto o procurou com a captação pronta: “Agora tem que ter o filme”. 

 O maestro paulista revela que apenas 2% do roteiro teve sugestões dele. “Meu pedido foi que na parte musical, aquilo que fosse tocado, tinham que ser gravações minhas. Tudo que aconteceu na minha carreira mundo a fora, em Berlim, Londres e Nova York, tinha que ser baseado nas notícias dadas pelos jornais da época para ser exatamente como foi minha vida”, contou. 

Já na dramaturgia, João Carlos conta ter dado total liberdade ao diretor. “Eu fiz questão de não acompanhar as gravações para não dar impressão que estava interferindo no trabalho do diretor. Só em cenas de sincronização da música. Inclusive virou um exemplo de filme para outros Países nesse quesito”, acrescenta.

‘TEIMOSIA’
Ele continua a entrevista contando que chorou ao assistir ao filme. “Por ver tudo que passei na minha vida, como por exemplo, quando toquei com dedeiras de aço em concertos e o piano ficou vermelho de sangue, e também meu último concerto antes de perder a mão direita. Isso foi tratado com tanto carinho pelo diretor que, realmente, me emocionou muito”, disse. 

Para ele, o filme não fala de superação, mas teimosia. “Ele mostra que as pessoas não podem desistir dos seus sonhos. A pior coisa que aconteceu na minha vida foi perder as mãos para o piano. E a melhor coisa foi também perder para o piano”.

João foi um dos poucos músicos a gravar a obra completa de Bach, e é justamente dela que ele mais se orgulha. “Eu sei a importância dela para minha vida. O filme tem a trilha baseada em Bach, Beethoven, Villa-Lobos e outros. Ele veio para mostrar que vamos além dos filmes de comédia”.

“João, o Maestro” teve cenas filmadas no Brasil, Montevidéu e Nova York. “É um filme muito forte e como outros brasileiros, ele têm capacidade para concorrer ao Oscar e representar o País com dignidade”, disse ele, antes mesmo de descobrir que o filme estaria a um passo de ter uma vaga na premiação.

Sobre o ator Alexandre Nero, que dá vida ao personagem principal, o maestro comenta: “Ele fez muito bem o papel. Eu, para ser João Carlos de novo, tenho que imitar o Alexandre Nero”, brincou ao elogiar também os atores Rodrigo Pandolfo e Davi Campolongo, que o interpretaram em outras fases, Aline Moraes (viveu atual esposa de João) e Caco Ciocler (professor dele). 

Oscar 2018

O Ministério da Cultura (MinC) acaba de divulgar a lista dos filmes brasileiros que concorrerão a uma vaga na disputa da estatueta mais cobiçada do planeta. O indicado será anunciado em 15 de setembro na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Ao todo foram selecionados 23 filmes brasileiros entre os inscritos para concorrer ao título de Melhor Filme Estrangeiro na edição 2018 do Oscar, que chega a sua 90ª edição. “João, o Maestro”, é um dos filmes cotados para a vaga.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.