Publicidade
Blogs

Madonna completa 60 anos combatendo o machismo e ageísmo da indústria musical

16/08/2018 às 14:36 - Atualizado em 16/08/2018 às 14:39
Show bv0116 4f c8979500 04c5 44ff ac20 f9a2a03896c7

por Alexandre Pequeno

Influenciando várias gerações na forma de se fazer e apresentar músicas ao vivo, Madonna, conhecida popularmente como a Rainha do POP chega aos 60 anos de idade hoje, 16 de agosto, sem se acomodar no trono. Com 35 anos de carreira consolidados, ela lançará seu 14º álbum de estúdio ainda em 2018 e já promete uma nova turnê mundial para o ano que vem.

A diva, em hiato desde a Rebel Heart Tour (2015-2016), deu uma prévia do que trará em seu novo álbum durante uma apresentação no evento beneficente MET Gala, realizado em maio deste ano, em Nova York. Ela performou a canção “Beautiful Game”, que provavelmente estará no registro de estúdio.

Com residência em Portugal, Madonna se afastou dos holofotes desde sua última turnê para curtir a família e se empenhar em seus projetos humanitários no Malawi. Nesse período, ela aproveitou para colher alguns ingredientes que irão compor seu lançamento. Segundo o site português Blitz, a cantora teria entrado em estúdio com artistas locais como Dino D’Santiago e Kimi Djabaté.

Em comemoração aos 60 anos, Madonna estampou a capa da Vogue Itália, com um ensaio intimista e uma entrevista focada em sua família. O editor da publicação parece ter confirmado o lançamento do álbum:

“Tirei um dia da vida para conversar com a única Madonna sobre sua nova vida como uma ‘mãe de futebol’, como os sons da nova cidade um novo álbum que ela estará lançando mais tarde neste ano e o progresso feito pela [fundação] Raising Malawi”, disse Xerxes Cook.

Vida e música
Nascida em 16 de agosto de 1958, Madonna Louise Ciccone começou sua carreira na música em 1979, quando acompanhou Patrick Hernandez em uma turnê por Paris como backing vocal e bailarina. Seu primeiro single, “Everybody”, foi lançado em 1982 e seu primeiro álbum, Madonna, no ano seguinte. Seu grande sucesso veio com o álbum Like a Virgin e o clipe de “Material Girl”, no qual parodiou Marilyn Monroe, mostrou seu lado performático e passou a ser um ícone feminino. 

Depois de vender mais de trezentos milhões de álbuns em todo o mundo, Madonna foi reconhecida como a artista com maior número de vendas de todos os tempos pelo Guinness World Records. Em cada um de seus álbuns, ela reinventou sua música e sua imagem, transcendendo o mundo do pop e se transformando num ícone cultural global – um dos principais a terem surgido em toda a história – e, possivelmente, na cantora mais famosa do mundo.

Mesmo com tanto sucesso, com o passar dos anos, Madonna precisa enfrentar duras críticas por conta de sua idade, por ter adotado crianças negras africanas, além do machismo e sexismo da indústria. Ela juntou suas forças e se mantém firme, mostrando que seu maior legado no POP é estar viva para celebrar. Vida longa à rainha.

Happy Hour
Em Manaus, a festa “Sessentonna” promete reunir fãs e admiradores da Rainha do POP no Sonora Music (av. Álvaro Maia, 736) às 19h. O Happy hour vai contar com clipes e hits de Madonna. Mais informações no Instagram @cafecomrafa.