Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020

Mil vezes Bowie


26/03/2016 às 15:54

Por Lucy Rodrigues

Como a maioria dos jornalistas, sou uma viciada em listas! E como fã de música, não deixo de acompanhar o hit parade e os rankings da Billboard. Na última semana fiquei super feliz ao ver o nome de David Bowie no topo de uma seleção  dos 50 artistas musicais mais completos de todos os tempos. 

Os 12 jurados escolhidos pela Billboard Brasil foram unânimes ao atribuir a nota 10 para o Camaleão no quesito relevância. Ai deles que não o fizessem! Sua importância para as artes é indiscutível. Ele foi muitos e, mesmo assim, único. Multicolorido, multifacetado, gênio e louco.

Ainda não superei que Bowie se foi no dia 10 de janeiro deste ano. Sua música continua ecoando nos meus ouvidos e sua imagem permanece maravilhando os olhos dos seus fãs. Dificil pensar em outro artista que reúna tantas qualidades, e esse sentimento de vazio experimentado parece que só é aplacado ao ouvir os acordes e as cores de sua obra.

Falando em cores,  recentemente vi no instagram do meu colega jornalista e roteirista Ademar Vieira (@ademar__vieira) as ilustrações que ele produz por hobby. Entre elas, claro, chamou minha atenção a homenagem feita a este ícone no dia de sua morte, partilhando, assim como tantos fãs do mundo, sua admiração em forma de traços. Fiquei maravilhada e não resisti,  pedi a ele para compartilhar com vocês aqui.

A recente apresentação da banda de Bowie no Brit Awards 2016 também me fez aliviar um pouco a saudade. Os músicos executaram uma trilha com vários hits de sucesso dele, enquanto apareciam imagens da carreira no telão. Para coroar, a talentosa Lorde interpretou emocionada Life on Mars?  

Se há vida no planeta vermelho? Talvez. Quem sabe nele esteja esse alienígena camaleônico vivendo sua Space Oddity. O que sei é que em poucos meses de sua saída triunfal da vida para a eternidade de sua arte e, com um álbum fresquinho (Blackstar, 2016), ainda quero muito ver e ouvir mr. Bowie embalar meus dias. E que venham muitas outras homenagens à altura desse astronauta. So, Lets Dance! Can you hear me, Major Tom?


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.