Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020

Encontro inédito em Manaus promove resiliência e autoestima femininas


16/03/2019 às 15:00

Rosiel Mendonça
rosiel@acritica.com

Quem não desejaria levar uma vida mais plena? Hoje em dia, esse é um dos anseios mais urgentes de quem leva uma rotina multitarefas e precisa equilibrar melhor o lado pessoal e profissional. Atentas a isso, as coaches Alexandra Sanchez e Ana Raia criaram em 2011 o programa de autoconhecimento “You in action”, voltado exclusivamente para o público feminino. A atividade chega pela primeira vez em Manaus no mês de abril e será desenvolvida ao longo de dois finais de semana com a presença das facilitadoras Tatiana Pacheco e Vivian Wolff, que conversaram com a reportagem.

Para elas, um dos maiores desafios da mulher moderna é saber priorizar todas as frentes ou áreas da vida com as quais lida ao mesmo tempo. “As responsabilidades da mulher aumentaram. Hoje ela precisa lidar muitas vezes com filhos, trabalho, relacionamento conjugal, precisa se cuidar, organizar a casa. São muitos temas ao mesmo tempo e no meio da correria fica difícil saber onde e quando focar para construir uma vida com satisfação e equilíbrio”, explica Vivian.

Tatiana concorda que viver no piloto automático pode até mesmo ser o estopim para desequilíbrios físicos e emocionais. “Isso nos leva a comportamentos de culpa, vitimização e reatividade. Precisamos estar atentas às nossas escolhas e avaliar porque optamos por uma coisa ou outra. Saber priorizar as escolhas ajuda em uma vida mais equilibrada”. 

Um dos caminhos, segundo as facilitadoras, é descomplicar, delegar o que for possível, usar o tempo a favor e reservar momentos para si mesma e para o cultivo das relações. O programa “You in action” busca desenvolver essas e outras habilidades com as alunas por meio de um mix de teoria, exercícios e trocas em grupo. As bases do trabalho vão da Psicologia Positiva e Cognitiva à neurociência, passando por temas da inteligência emocional e expansão da consciência. “A ideia é que elas se permitam experimentar a vida com um novo olhar, mais leve e mais claro, e que esteja alinhado com o momento de cada uma”, acrescentam.

Como prova de que o melhor jeito de aprender é ensinar, as duas dizem que o processo de autoconhecimento e transformação delas acaba sendo contínuo. “Fui aluna de uma das primeiras turmas do programa e pude reavaliar toda minha vida. Tomei grandes decisões em função das reflexões que surgiram”, comenta Tatiana. 

Já Vivian, que é mãe de três filhos e tem um marido que viaja muito, está sempre levando em consideração as lições sobre uso do tempo. “Saber priorizar e dizer não para o que não é importante é um desafio. Entender o que é urgente ou irrelevante na minha agenda faz parte das minhas avaliações constantes e a cada ano vou evoluindo”, conclui.

Serviço
o quê: “You in action”
quando: De 5 a 7 e 26 a 28 de abril
onde: Edifício Celebration (Rio Içá, 310, Vieiralves)
Inscrições aqui


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.