Quarta-feira, 03 de Junho de 2020

Bemviverblog completa quatro anos no portal A Crítica com novos colaboradores

A escritora Myriam Scotti, o gestor cultural João Fernandes, o músico Abner Viana e o cineasta Daniel Bydlowski passam a contribuir com artigos semanais


11/04/2020 às 16:08

Há quatro anos, surgia no portal acritica.com o ‘Bemviverblog’, um “braço” do caderno de cultura e entretenimento do jornal A CRÍTICA na internet, com a missão de ampliar os canais de informação e interação com o público. De lá para cá, o espaço se tornou o blog mais acessado do portal e uma referência em jornalismo cultural. 
Informar e entreter os leitores e internautas ávidos por conteúdo de qualidade sobre cultura e entretenimento continua sendo um dos compromissos da editoria, especialmente nesse período de pandemia, em que o setor cultural foi um dos mais impactados no mundo. E para ajudar nessa tarefa, este ano, ao completar quatro anos do projeto nas plataformas digitais,  um time de especialistas chegou para enriquecer ainda mais o espaço do blog, com textos e novidades sobre diferentes áreas de atuação nas artes. 
Contribuição
São eles, o já colaborador ativo do BEM VIVER, o cineasta Daniel Bydlowski, que nos abastece com lançamentos, críticas e dicas sobre o mundo do cinema e do audiovisual; o músico amazonense multi-instrumentista, arranjador e compositor Abner Viana, que atualmente está estudando na Argentina e fará essa ponte entre a música brasileira e latina com a universal; na literatura, a escritora amazonense Myriam Scotti, que desde 2010 abraçou a escrita, iniciando na literatura infantil e atualmente soma publicações em editoras reconhecidas, no gêneros de poesia e romances; e nas políticas culturais, o artista, gestor cultural e professor universitário radicado no Amazonas, João 
Fernandes. 
“O trabalho do caderno BEM VIVER, do Jornal A Crítica, é extremamente necessário. A disseminação dessas informações e, principalmente, da cultura faz toda a diferença no cotidiano das pessoas. Sou muito grato e feliz por colaborar com um trabalho tão transparente e importante que atinge muitas pessoas. O mundo precisa de mais informações assim e vamos continuar a produzir conteúdo relevante e sempre e sempre com qualidade”, afirma o cineasta Daniel Bydlowski.
“Os leitores ganham mais uma ferramenta de informação crítico-cultural de alto nível. O caderno BEM VIVER do Jornal A Crítica vem afirmar, informar e destacar convicções artísticas para assim, conectar público, obra e artista. Afinal não é essa a finalidade da música na cultura (em linhas gerais)? Estou honrado em fazer parte dessa história que será contada em conjunto: público/jornal/colaboradores. Pois assim, nos permite construir a compreensão da diversidade humana”, afirmou Abner Viana. 
No novo espaço, a escritora Myriam Scotti vem reafirmar a importância da leitura e da literatura para o desenvolvimento pessoal. “Os textos pretendem abordar principalmente a importância da leitura na formação do ser humano. Dedicar um momento do dia para ler algumas páginas pode se tornar um grande diferencial para o olhar de quem quer observar o mundo além da superfície. A literatura permite que experimentemos o lugar do outro e com isso repensarmos nossas convicções. Estou imensamente honrada com o convite”, comentou.
“Vamos abordar, entre outros assuntos, principalmente a questão das políticas culturais e para incentivo da cultura, com destaque para as produções e os artistas do Norte, como elas chegam e podem chegar nos diversos cantos do País”, adiantou João 
Fernandes.
Coluna Semanal
Além dos artigos e críticas semanais dos nossos colaboradores especialistas, a coluna Bemviverblog, que é publicada em formato impresso e digital permanece, fazendo um apanhado de novidades, eventos e lançamentos sobre cultura, arte, entretenimento e variedades.  
A coluna colaborativa é publicada sempre às segundas-feiras e assinada pela editora do caderno BEM VIVER Lucy Rodrigues, a subeditora Laynna Feitoza e o repórter Tiago Melo.
“Nossa intenção é sempre ampliar o diálogo e oferecer conteúdo e informação de qualidade para nossos leitores. Nos quatro anos do blog no portal, sempre utilizamos o espaço pra contar um pouco dos bastidores de nossas reportagens e parte de histórias que não davam pra entrar no jornal de papel. Agora, resolvemos reforçar nossa aliança junto a profissionais que fazem acontecer nos mais diversos setores das artes, tanto na cidade como fora dela, e dar voz diretamente a essas pessoas, de modo com que a gente também aprenda ainda mais com tudo o que elas têm a dizer", afirmam as editoras.

Perfis

Daniel Bydlowski -Cineasta brasileiro, membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual. Faz parte do júri de festivais internacionais de cinema e pesquisa temas relacionados às novas tecnologias de mídia, como a realidade virtual e o future do cinema. É mestre pela University of Southern California (USC), cursa doutorado na University of California, em Santa Barbara, nos Estados Unidos. Recentemente, seu filme Bullies foi premiado em New Port Beach como melhor curta infantil e recebeu dois prêmios no Comic Con.

Abner Viana- Natural de Manaus-Am. É Músico (Saxofonista/Clarinetista) e pesquisador radicado na Argentina. Possui Mestrado em Música pela UEA. Já trabalhou com diversos artistas nacionais e internacionais tanto no Brasil, Europa,  bem como na América do Sul. Atualmente é membro do Ensemble de Música Contemporânea de Rosario e membro da Banda Sinfônica Municipal de San Lorenzo-Santa Fé/Argentina.

Myriam Scotti- Nasceu em Manaus, formou-se em direito pela Universidade Federal do Amazonas e exerceu a advocacia até 2010. Das suas vivências com o filho, surgiram crônicas e histórias infantis, momento em que resolveu dedicar-se totalmente à escrita e publicar seus primeiros livros. A poesia chegou por acaso e em 2018 lançou “A língua que enlaça também fere”, reunião de seus poemas, pela editora paulistana Patuá. Além de livros impressos, a autora publicou diversos e-books pela plataforma Amazon. 

João Fernandes-  Artista, gestor cultural e professor universitário,formado em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes, Técnico em Artes Cênicas pela Universidade federal do Ceará (UFC), graduado em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas e Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é professor dos cursos de Graduação em Dança e em Teatro e Coordenador da Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão e Produção Cultural na Universidade do Estado do Amazonas; diretor da Revista Idéias Editadas e gestor da Associação Cultural Casarão de Idéias. 


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.