Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Novo romance de Milton Hatoum será uma trilogia e primeiro volume sai em outubro


21/08/2017 às 19:44

Rosiel Mendonça

O escritor amazonense Milton Hatoum lançará um novo romance em outubro, segundo informações do colunista Lauro Jardim (O Globo). Sucessor de “Órfãos do Eldorado”, publicado há nove anos, o livro vai se chamar “A noite da espera” e será o volume inicial da trilogia “O lugar mais sombrio”. A história vai se passar entre os anos 60 e 70, e terá como pano de fundo a ditadura militar. As informações divulgadas até o momento também dão conta que a trama será ambientada em Brasília, São Paulo e Paris, ou seja, o Amazonas deve ficar de fora da nova obra, algo inédito nos romances de Hatoum.

Perseguido pela ditadura na época em que estudou Arquitetura na USP, Milton contou, num evento realizado em março deste ano, que a ideia para “O lugar mais sombrio” é antiga. “Era um romance que eu queria escrever sobre uma trajetória em Brasília e em São Paulo, mas não deu certo, porque eu não tinha um distanciamento (da realidade representada). Era algo mais jornalístico. Queimei os manuscritos e, vinte anos depois, comecei a escrever ‘Cinzas do Norte’”, disse.

Em entrevista ao jornalista Daniel Piza, em 2011, o escritor também revelou que a história é um desdobramento do conto “Bárbara no inverno” – publicado na coletânea “A cidade ilhada” (2009) –, que fala da relação entre personagens exilados em Paris na época da ditadura brasileira.

Foto: Antonio Lima


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.