Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020

O desafio de encontrar orgânicos em Manaus 

Na busca por alimentos mais saudáveis, listamos alguns lugares que oferecem opções na capital amazonense


13/06/2016 às 19:32

Lucy Rodrigues*

"Eu sou apenas uma pessoa preocupada com a qualidade do que as pessoas comem". Ouvi essa frase há mais ou menos seis anos, em uma entrevista do ator Marcos Palmeira - que cultiva orgânicos em sua fazenda em Terezópolis(RJ) - e aquilo ficou ecoando na minha cabeça. Em tempos de “fast tudo", conseguir alimentos de qualidade não é só difícil, tem um preço e é salgado - e vocês sabem que excesso de sal não faz bem à saúde. Brincadeiras à parte, não que eu seja aquela que só come orgânicos e tudo que vem da natureza (quem me dera!), mas nos últimos tempos, principalmente desde que engravidei e me tornei mamãe, fiquei com essa frase martelando e cada vez mais preocupada com o que comemos. 

Pensando nisso e para ajudar aqueles que assim como eu estão nessa busca por melhores alimentos para a família, resolvi fazer um pequeno roteiro dos lugares onde se encontra esses produtos aqui em Manaus. 

Antes de mais nada, vamos logo de cara estabelecer o que são? o que fazem? como vivem?..kkk os orgânicos. Esses alimentos não são somente “sem agrotóxicos” como se veicula por aí. Além de serem isentos de insumos artificiais como os adubos químicos e os temíveis pesticidas, eles também devem ser livres de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados. Além disso, tem a questão social e sustentável, pois pela legislação brasileira a agricultura orgânica tem de ser feita em propriedade sustentável e trazer benefícios sociais para seus produtores.

Daí porque eles encarecem um pouco. Mas acreditem, vale à pena investir em orgânicos. Você sente a diferença na qualidade e até no sabor.  E como diria uma nutricionista amiga querida: “Melhor gastar na feira que na farmácia”.  

Então vamos aos lugares:

Feira da Apoam - Mapa

Na minha opinião, aqui em Manaus o melhor lugar disparado para se comprar esse tipo de alimento é na Feira da Apoam - Associação de Produtores Orgânicos do Amazonas, também conhecida como feira do Mapa, pois está localizada no terreno do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, na  rua Maceió, 460, Adrianopolis e funciona todos os sábados das 6h às 11h.

Vou contar minha odisséia. Acordei às 5h da manhã de sábado para ir à essa feira, pois me disseram que tudo acabava muito rápido. Cheguei lá pouco antes das 6h, hora que abre. Vi muitos japoneses e donos de restaurantes garimpando por lá. É tudo muito limpo e fresquinho. Comprei tucumã, couve, quiabo, mamão, banana, coentro, cebolinha, berinjela, jerimum...fiz a festa, como vocês podem ver na foto. Juro que não vi muita diferença dos preços da feira convencional. Porém, não há muitos produtores e nem muita variedade de produto. Não tem como fazer a feira inteira lá. Ainda assim saí satisfeita com as compras. Tem uma barraquinha de suco verde feita com os orgânicos da feira! Pode tomar o café da manhã saudável lá mesmo.

Merece destaque: As frutas e verduras são lindas e não achei a diferença de preço tão gritante em relação às outras feiras.

Pode Melhorar: Há poucos produtores e opções, por isso é preciso chegar beem cedo se não quiser sair sem nada.

Pátio Gourmet

O mega supermercado empório localizado entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery merece crédito por ter ampliado recentemente sua prateleira de orgânicos. Sua oferta tem bastante verduras, legumes, mas poucas frutas.  O diferencial são as marcas de produtos orgânicos industrializados como frango, café,  farinhas, cookies, açúcar, etc. Há uma boa variedade desses produtos com preços bem em conta.

Merece destaque: A variedade de produtos orgânicos industrializados.

Pode melhorar: A periodicidade no abastecimento dos produtos e a oferta de mais opções de frutas e verduras orgânicas.

Emporium Roma

No Emporium  Roma (rua Terezina, 351, Adrianópolis) encontrei pouca opção de frutas e verduras orgânicas. Mas tudo lá é tããão novinho e bonitiinho...Embora os preços (Oh God!), assustem um pouquinho. Por outro lado, tem excelentes marcas que trabalham com orgânicos: café, açúcar, sucos, frangos, biscoitos, aveia, granola... Inclusive, algumas marcas que só achei lá. Foi onde encontrei o óleo de coco da Dr. Orgânico de 250ml - produto maravilhooso indicado por uma nutri amiga - e até pelo preço mais em conta que pesquisei na cidade.  

Merece destaque: Muitos produtos orgânicos industrializados de marcas boas.

Pode melhorar: Mais opções de frutas e hortaliças.

***

Outras apostas em orgânicos:

Feira Urbana de Alternativas

Na semana do Dia do Meio Ambiente (5 de junho) aconteceu na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) a segunda edição da Feira Urbana de Alternativas (FUÁ) que reuniu vários produtores que já começam a investir na agricultura livre de agrotóxicos e migrar para o orgânico. A iniciativa, que começa a ser periódica, foi muito boa, pois está trazendo mais uma opção para a cidade. Fui lá conferir e também trouxe vários produtos a preços camaradas. Amei e espero mais projetos como esse em Manaus.

Pizza com manjericão orgânico da casa

A pizzaria Loppiano começa a utilizar em suas pizzas os primeiros ingredientes produzidos na horta orgânica da casa, cultivada desde novembro do ano passado. “A partir deste fim de semana, todas as pizzas com manjericão e rúculas serão totalmente orgânicas”, afirmou o empresário Rogério Cunha. Achei muito bacana essa ideia! 

***

Bom, espero que vocês tenham gostado do post! Caso  conheçam outras feiras e lugares que vendam orgânicos compartilhem comigo. Sigam o @bemviverblog no instagram. Em breve falarei mais sobre alimentação saudável.

Até lá!

*Editora do Bem Viver, é jornalista há mais de 10 anos. Escreve sobre saúde nesse espaço às segundas-feiras.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.