Publicidade
Blogs

O melhor de Portugal: Victor Affonso é novo colaborador da coluna Escape às segundas

Roteiros turísticos de Lisboa serão mostrados mensalmente pelo jornalista que atualmente faz mestrado em Lisboa 11/12/2016 às 21:16
Show lisboa
A Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço, é uma praça da Baixa de Lisboa situada junto ao rio Tejo (Arquivo Pessoal)

Por Juan Gabriel 

A partir dessa segunda-feira, o time de colunistas da seção “Escape” do BEM VIVER ganha reforço. Diretamente de Lisboa, em Portugal, o jornalista Victor Affonso irá apresentar mensalmente novas dicas de passeios, gastronomia e tudo o que a capital portuguesa tem para oferecer.

Morando na cidade desde agosto desse ano, Victor conta que Lisboa tem tido um crescimento enorme no setor turístico, recebendo cada vez mais gente de várias partes do mundo, em especial, brasileiros. A ideia do jornalista é apresentar roteiros turísticos e gastronômicos para todos os gostos.

“Com essa injeção de ânimo e efervescência cultural, está surgindo muita coisa legal a cada esquina da cidade e sua região metropolitana. Novos bares e restaurantes, museus, festas e festivais internacionais, tudo acontecendo ao mesmo tempo. Então a minha ideia é reunir o mais interessante e descolado disso tudo e apresentar na coluna, misturando um pouco do turismo clássico daqui com o descolado e meio ‘underground’.”

O potencial do lugar como ponto turístico aumenta principalmente quando se fala em custo de vida. A cidade é um dos locais mais baratos da Europa para quem pensa em fazer compras ou até um mochilão, sendo possível sobreviver com o custo de dez euros por dia.

Apesar do pouco tempo na cidade, o manauara diz que já pode perceber a influência dos séculos passados seja na arquitetura ou em pontos turísticos que pretende apresentar. “Gosto muito de história no geral e Lisboa tem muita para contar, desde os prédios históricos e monumentos sinalizando de onde saíram as caravelas que colonizaram o Brasil até as ruas estreitas dos bairros mais antigos. O que mais me impressiona são castelos, como o de São Jorge, no centro da capital, e os de Sintra (o da Pena e o dos Mouros), que fica a 40 minutos daqui.”

O ar histórico da cidade porém, vem dando cada vez mais espaço a idéias e lugares inovadores. Para quem busca fugir do roteiro convencional, sugestões é que não vão faltar. “Curto também coisas mais ‘cools’, então pirei quando vi um bar que serve todas as bebidas com chá e alguma mistura alcoólica e quando descobri os escape games aqui, que consiste em você, sozinho ou em grupo, resolver enigmas e charadas pra escapar de um quarto ou uma casa”, explica o jornalista que pretende apresentar cada um dos lugares em sua coluna.

Sobre Victor

 

Victor Affonso já é figurinha conhecida pelos leitores do BEM VIVER. Com passagens pelo caderno entre 2009 e 2011, onde começou a carreira, o jornalista vinha mantendo uma coluna semanal no caderno, na qual relatava seu processo de perda de peso até o dia de seu casamento. Especializado em mídias digitais, assumiu o cargo de editor-chefe do Portal A Crítica até julho deste ano. Atualmente, cursa mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no Instituto Universitário de Lisboa.

 

Escape

A Escape é uma série de colunas publicadas toda segunda-feira no Bem Viver Gente onde mostra dicas de turismo, gastronomia e cultura de diferentes capitais mundiais que merecem ser descobertas, principalmente pelos amazonenses. Atualmente, o time de colunistas é formado por sete colaboradores que se revezam semanalmente.