Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

Opções culturais e de lazer para aproveitar a temporada de férias e Carnaval

Selecionamos as melhores dicas para você se programar e curtir a semana e o mês de fevereiro com muita diversão


30/01/2017 às 15:38

por Lucy Rodrigues (lucyrodrigues@acritica.com)

O Carnaval está chegando e com ele o agito dos bailes, bandas, festas e o desfiles das escolas de samba, movimentando a agenda cultural. Somado a isso, as férias escolares que pedem programas especiais. Selecionamos as melhores opções para você aproveitar essa época:

#Cultura&Entretenimento

2 de fevereiro

Toadas antológicas. O projeto “A Toada” volta à cena musical noturna esta semana, a partir das 21h, no Lappa Bar (Rua Rio Mar, Vieiralves). Com participações especiais de intérpretes, dos bumbás Garantido e Caprichoso e convidados, a noite promete ser dançante e cheia de nostalgia, com as toadas que fizeram sucesso nos anos 80, 90 e 2000.

4 e 5 de fevereiro

Shakespeare nos palcos

 Releitura do clássico de William Shakespeare, a peça Romeu e Julieta será encenada no Teatro Manauara no final de semana pelos atores Felipe Simas e Júlia Konrad, com direção de Michel Bercovitch. As apresentações acontecerão no dia 04 de fevereiro (sábado), às 21h30 e dia 05 de fevereiro (domingo), às 18h. Ingressos no site ingresse.com e na bilheteria do local.

4 de fevereiro

Folia rock. A programação de Carnaval do flutuante Sun Paradise começa dia 4 de fevereiro, às 14h, com o CarnaRock, um show especial para os fãs de rock, que nesse período de folia ficam com poucas opções de festa. Entre as atrações, as bandas Destilados, Critical Age, Berserkers e DJ Marcelo Monteiro da Jovem Pan. O acesso à praia Dourada é pela avenida do Turismo. A entrada é R$ 20. Informações: 99148-3245.

#Carnaval

10 e 11 de fevereiro

Samba no Teatro Amazonas.O show de lançamento do CD e DVD “Elas cantam Samba”, tradicional projeto musical das cantoras amazonenses Márcia Siqueira, Lucilene Castro, Cinara Nery e Fátima Silva, acontecerá nos dias 10 e 11, às 20h, no Teatro Amazonas. Nada como ouvir os clássicos do mais brasileiro dos ritmos com arranjos diferentes e na voz dessas grandes intérpretes.

Até 1º de março

Central da Folia. Pelo segundo ano consecutivo em uma parceria da Rede Calderaro de Comunicação (RCC) com o Amazonas Shopping, o estande da Central da Folia movimenta o centro de compras da zona Centro Sul da capital. Entre as atrações, uma exposição com fantasias das escolas de samba do grupo especial e uma série de atividades como aulas de dança e oficinas, visando aproximar o público da maior festa popular do País. No local também estão sendo vendidos ingressos para bandas e bailes. O espaço está localizado no segundo piso, entre a Livraria Cultura e a loja C&A.

11 de fevereiro

Mistura de ritmos. Prepare a camisa estampada e o colar havaiano para um dos bailes de Carnaval mais tradicionais da cidade, o Baile do Hawaii, que acontecerá na Piscina Vitória Régia do Tropical Hotel a partir das 22h. Entre as atrações confirmadas, o compositor e intérprete do carnaval Carioca Ito Melodia (foto) e Bell Marques, ex-Chiclete com Banana. Tradição no período momesco, a festa traz uma mistura de ritmos que vai do samba ao axé e com sucessos do carnaval: as tradicionais marchinhas.

#Férias!

Até o dia 12 de março

Pista de patinação. Inaugurada no último sábado, no piso L1 do Shopping Ponta Negra, a pista Roller 66 é voltada aos famosos patins dos anos 80, com botinhas acopladas e dois pares de rodas alinhados no eixo e com freio. Ela promete resgatar a alegria de adultos e crianças, com idade a partir de 4 anos. Até o dia 12 de março a R$ 20 por 20 minutos.

Em cartaz

Drama indicado ao Oscar. Para quem quer fazer a maratona e assistir aos indicados do Oscar até a premiação marcada para 26 de fevereiro, em Hollywood, estreou nas salas locais “Até o último homem”, que representa a volta de Mel Gibson na direção, 10 anos após ter sido execrado por seus comentários antissemitas. O filme levou seis indicações incluindo melhor filme, direção e ator (Andrew Garfield).

#Estante Virtual

Clássicos

Nada como aproveitar as férias ou algum tempinho livre para algumas (re)leituras:

Orgulho e Preconceito

Romance da inglesa Jane Austen, comemora 204 anos desde a primeira publicação. O livro é um dos meus preferidos de Austen, em 2005 rendeu filme estrelado por Keira Knightley vivendo a protagonista Elizabeth Bennet e ganhou esta edição de luxo bilíngue da editora Landmark.

 

Danilo Caymmi canta Tom Jobim. Músico e cantor da banda de Tom Jobim por muitos anos, Danilo Caymmi lançou o álbum-homenagem dia 25 de janeiro, quando o maestro completaria 90 anos. No álbum, o filho de Dorival Caymmi interpreta algumas pérolas de Jobim, como “Ela é carioca”, “Luiza”, “Estrada do Sol” e “Água de beber”.

 

Os Saltimbancos Trapalhões

Com a nova versão “Rumo a Hollywood” nos cinemas, por que não fazer uma sessão pipoca nostálgica, assistindo ao primeiro longa de 1981? Adoro relembrar o auge dos humoristas e as músicas de Chico Buarque de Holanda que ficaram famosas como “História de Uma Gata”, então na voz da atriz Lucinha Lins.

 

Para mais opções culturais e de lazer na cidade assine o jornal A Crítica ou siga o Instagram @bemviverblog


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.