Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Quem é a modelo de 81 anos que encheu de sorrisos o desfile da Renner?


04/08/2017 às 13:45

Rosiel Mendonça
​rosiel@acritica.com

Na terça-feira rolou o desfile de lançamento da coleção Primavera/Verão 2018 da Renner, em São Paulo, como você pode conferir nesse post. Além dos looks, o que chamou a atenção de quem acompanhou tudo de perto foi um casting que prezou pela diversidade, o que há bom tempo vem sendo cobrado das grandes marcas da moda.

Mas uma modelo acabou magnetizando os olhares da plateia pelo vigor e animação com que cruzou a passarela improvisada nos Estúdios Quanta, na Vila Leopoldina: Vera Valdez, de 81 anos, a queridinha da estilista Coco Chanel. A carioca hoje é considerada a primeira modelo brasileira a fazer sucesso no exterior, e foi nos anos 1960 que ela caiu nas graças da criadora da maison mais famosa de Paris, Gabrielle Bonheur Chanel.

Em entrevista a Lilian Pacce, Vera relembrou esse encontro: “Uma vez um francês me perguntou se eu era manequim numa festa. Ainda era muito jovem, não sabia o que era isso. Minha mãe me levou a uma banca de jornal e me mostrou as revistas de moda. Fiquei fascinada e decidi ir atrás disso, fui pra Paris com esse sonho. Quando cheguei na França, fui chamada pela maison Elsa Schiaparelli e comecei lá, depois fui para a Dior e em seguida Chanel”.

Vera também fez carreira como atriz no Brasil e no exterior, e apareceu em longas como “O Homem Nu”, de Roberto Santos, e “As Cariocas”, de Walter Hugo Khouri. Nas telinhas, ela foi vista interpretando Moira na minissérie “Som & Fúria”, exibida em 2009 pela Globo.

No mesmo ano, estreou no Rio de Janeiro uma exposição interativa para contar a história da modelo e de sua relação com Coco, com quem trabalhou durante 20 anos. Nada mais sugestivo que o nome da mostra: “Vera Valdez, o Sol da Maison Chanel”, uma alusão à forma como a estilista francesa se referia à top model brazuca. Luxo só.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.