Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020

Viagem: Um caso de amor na Bienal do Livro


26/08/2016 às 18:40

Natália Caplan*

Imagine uma criança de apenas seis anos de idade, devorando seis gibis da Turma da Mônica em menos de 60 minutos. Mal chega à quinta série, quatro anos depois, e já ama o suspense de Agatha Christie, não quer mais saber de livros com figuras e ama passar horas em uma livraria (papai ficava doido). Aos 12 anos, virou noites e finalizou uma obra de 800 páginas em quatro dias. Agora, já pensou nessa pessoa “solta” na Bienal do Livro de São Paulo?

Essa é a história da minha paixão mais antiga, com quem sempre mantive uma relação séria, ao estilo dos contos de fadas que terminam com “e eles viveram felizes para sempre”. Hoje, tenho a oportunidade de participar de um dos maiores evento de literatura do mundo. E sabe o que é mais incrível? Nasci e morei 11 anos aqui, mas precisei mudar para Manaus antes de ter esse privilégio.

Após uma breve visita ao evento, em 2014, como leitora, recebi o convite da Saraiva para voltar ao Pavilhão de Exposições do Anhembi. Desta vez, como jornalista. A diferença? Eu não sou apenas uma “espectadora”, mas uma participante do evento. Serão três dias, como uma “traça” mergulhada em uma biblioteca gigante de 60 mil metros quadrados (aaah!). Posso dizer que me sinto como uma criança na loja de brinquedos (alguém duvida?).

Aliás, acho que quem nunca curtiu muito a idéia de passar horas com os olhos vidrados em um livro também se renderia. Impossível entrar nesse lugar e não ser picado pelo “bichinho literário”. Mas sabe qual é a melhor parte de estar aqui? Testemunhar crianças e adolescentes, fuçando prateleiras, com os olhos brilhando. Alguns, sentados pelo chão, entretidos demais para prestar atenção ao redor. Tem como não amar? <3

Então, se você está pensando em dar uma passadinha por São Paulo, está intimado a se perder nesse mundo comigo (eu já disse que são 60 mil metros quadrados?). Tem livros para todos os gostos e idades (com preços acessíveis), música, sessões de autógrafos (fãs enlouquecendo em 3, 2, 1...), comida e jogos (até palavras cruzadas gigaaante). A programação começou hoje, mas não se preocupe; a Bienal termina só no dia 4 de setembro. Então, corre pra cá!

*A repórter viajou à convite da Saraiva.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.