Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

Você sabia que as frutas podem se tornar vilãs da dieta?


28/01/2018 às 17:13

Elas são ricas em nutrientes, vitaminas, minerais e outras propriedades. Dentro de uma dieta balanceada, as frutas trazem vários benefícios para o corpo. No entanto, a partir do momento em que é consumida em excesso, elas podem trazer alguns prejuízos para quem está em busca da perda de peso. 

De acordo com a nutricionista Ariane Bomgosto, as frutas carregam em sua composição a frutose (açúcar natural). “Para quem busca perder peso, o consumo da fruta in natura pode ser um bom aliado. O indicado neste caso é comer com moderação, estando atento à quantidade ingerida ao longo do dia”, explica a profissional com experiência em nutrição comportamental e obesidade infantil. 

A nutricionista Flávia Ignez diz que as frutas são indispensáveis para o bom funcionamento intestinal. Ela sugere, no entanto, que o consumo seja feito com cautela. “Elas devem ser consumidas dentro de um plano alimentar bem calculado, pois além das propriedades citadas, são ricas em carboidratos, que também devem fazer parte da dieta, mas com cautela, pois o excesso de glicose disponível ativa a insulina, levando à formação de ácido graxo (gordura). Eu disse excesso: qualquer excesso calórico fará a pessoa engordar”, disse. 

Estratégias

Para alcançar o emagrecimento, Ariane Bomgosto explica que o ideal é investir na variedade das frutas. “Uma boa estratégia é dar prioridade às frutas com menor índice glicêmico, como o abacate, que tem também uma menor concentração de frutose em sua composição”, ensina. Além do abacate, a framboesa,  morango, kiwi e carambola também são indicados. 

Segundo Flávia Ignez, não existe a necessidade de deixar de comer frutas quando se está em busca de perder peso. O que vai influenciar nesse objetivo são atividades físicas e patologias, como diabetes. “Por exemplo: uma pessoa sedentária que adora banana e come várias ao longo do dia... vai engordar. Já um atleta, não. Indivíduos fisicamente ativos devem consumir uma dieta balanceada com um bom volume de antioxidantes, como frutas, legumes, vegetais, cereais integrais”, finaliza.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.