Terça-feira, 19 de Novembro de 2019

Cinco marcas que estão investindo em economia circular de embalagens

Marcas globais e nacionais estão investindo em iniciativas sustentáveis como embalagens retornáveis, refis de produtos e até logística reversa para reduzir custos e melhorar o posicionamento perante os consumidores


14/10/2019 às 22:24

Reduzir, Reutilizar e Reciclar formam o princípio dos 3 Rs da sustentabilidade, adotados dentro de políticas corporativas de responsabilidade social. Ações como essa ajudam a minimizar o desperdício de materiais e produtos, poupam a natureza da extração de mais recursos e engajam consumidores dentro da nova lógica de consumo consciente.

Por isso, companhias globais estão investindo em iniciativas sustentáveis para reduzir a quantidade de embalagens, a fim de melhorar o posicionamento de marca perante os consumidores e minimizar seus custos produtivos a médio e longo prazo.

Seja com embalagens retornáveis, refis de produtos e até logística reversa (quando o consumidor devolve a embalagem em pontos de coletas), elas fazem parte da chamada economia circular.

Conheça algumas iniciativas como essas adotadas por empresas conhecidas do público brasileiro.

 

Coca-Cola

A Coca-Cola Brasil lançou esta semana, em Manaus, as garrafas de PET retornável de suas marcas de refrigerantes de 2L em um único formato: Coca-Cola, Coca-Cola Sem Açúcar, Fanta Uva, Fanta Laranja, Fanta Guaraná e Sprite. As embalagens de antes eram diferentes, de acordo com o tipo do refrigerante. Os produtos já estão disponíveis no mercado local.

O consumidor leva a embalagem ao ponto de venda e todas as vezes que a embalagem retornar à fábrica, poderá ser envasada e receber um rótulo de papel destacável novamente. 

A empresa informou que investiu R$ 100 milhões na estratégia, que promete trazer mais eficiência e menos desperdício à cadeia produtiva. As garrafas pets de 2L e 2,5 L continuam sendo comercializadas.

 

Häagen-Dazs

A marca de sorvetes premium Häagen-Dazs, da Nestlé, começou a vender seus sorvetes em potes reutilizáveis de aço inox, forrados com isopor, em substituição ao tradicional pote de papelão. Segundo a marca, isso garante que o sorvete fique mais bem conservado.

A meta da Nestlé é que até 2025 todas as embalagens de sorvete da marca sejam recicláveis e reutilizáveis.

A embalagem é desenvolvida pela empresa TerraCycle, líder global em soluções para resíduos de difícil reciclabilidade para várias marcas.

 

Natura

A Natura é reconhecida como uma marca de cosméticos de venda direta, aquele que o consumidor compra de um consultor de vendas via catálogo. Cerca de 110 itens da Natura vêm na opção de refil, como shampoos, condicionadores, cremes faciais, desodorantes-colônia, pó compacto, hidratantes, óleos corporais, tônico adstringente, entre outros.

Assim, o consumidor paga apenas pelo conteúdo reposto na embalagem reutilizável, o que torna o produto mais barato ao final.

 

Quem disse Berenice?

A marca do Grupo O Boticário, especializada em maquiagem, oferece o programa de fidelidade “Retorna-bere”, que coleta embalagens usadas em qualquer loja do país. A cada cinco embalagens vazias de qualquer produto da marca, a cliente tem a opção de trocar por um batom cremoso.

Primeiro é necessário realizar um cadastro on-line das embalagens. Para efetuar a troca, o participante deve apresentar na loja as cinco embalagens (de quaisquer produtos válidos), o CPF e um documento oficial com foto.

 

Unilever

Desde maio de 2019, as marcas Axe e Dove, do grupo Unilever, começaram a vender desodorantes em refil, com uma lata que pode durar até 8 anos! Mas a novidade ainda não chegou ao Brasil.

Dona de um grande portfólio de produtos, a Unilever lançou outra iniciativa semelhante  Este ano, fez uma parceria com a startup Molécoola para recolher frascos vazios da marca OMO levados por clientes a pontos de coleta. Em troca, o consumidor receberá pontuações, que poderão ser trocadas por brindes e descontos em outros produtos.

 


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.