Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020

O antes e depois da pandemia

Sabemos que não é possível garantir uma cura, por isso a importância de continuarmos tomando todos os devidos cuidados para evitar o contágio


19/11/2020 às 08:50

A pandemia fez o mundo mudar, novos hábitos, distanciamentos, estudos e ainda estamos em busca de meios eficazes para combater o novo coronavírus, vacinas estão sendo desenvolvidas em um tempo recorde, mas gostaria de falar do  ponto de vista da saúde e seu impacto notável, afinal vimos que nem os países desenvolvidos estavam preparados  para o atendimento de um número nunca esperado de pacientes precisando de um leito hospitalar ou de internações em Unidades de Terapia Intensiva.

As autoridades administrativas tiveram que mudar as prioridades de investimentos para suprir de recursos de todos os Estados para cada governo usar estes em função do avanço dos infectados e o agravamento da doença. O comportamento psicoemocional de cada cidadão também foi afetado não só pela quarentena, mas também pela perda de milhares de empregos , perda de parentes próximos, pais, irmãos , avós e amigos próximos que partiram definitivamente em função desta doença nova sem medicamentos a serem oferecidos protocolarmente, o atendimento psicológico será um dois maiores desafios no pós pandemia para acolher uma sociedade fragilizada.

Infelizmente começaram e se prolongam até os dias atuais conflitos políticos sobre este ou aquele medicamento que começaram a ser utilizados com suspeitas de não serem adequados para tal, mas por tratar-se de um vírus novo todo o protocolo deve ser revisto pela ciência para minimizar o agravamento da doença, com a experiência adquirida durante todo o processo já existem drogas que tem ação preventiva e até mesmo fármacos que inibe o agravamento da doença desde que tomado precocemente, contudo sabemos que não é possível garantir uma cura, por isso a importância de continuarmos tomando todos os devidos cuidados para evitar o contágio.  

Já temos casos de reinfecção desta moléstia trazendo a dúvida se haverá uma vacina definitiva e segura para garantir a proteção contra este vírus que assustou o mundo. Como seremos no futuro próximo pós pandemia? Manteremos todos os cuidados com a higiene? Acenderemos o alerta para uma melhoria substancial no sistema sanitário do país? Teremos proteção adequada na área de saúde pelas autoridades?

Sinceramente, espero que possamos evoluir como seres humanos para cuidar melhor da nossa saúde individual e coletiva e que a divindade possa realmente nos trazer a paz definitiva nos mostrando caminhos adequados. Cuidem-se!


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.