Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

Vamos começar do início...


03/02/2020 às 09:40

A Humaniza Coletivo Feminista inaugura esse novo espaço de interação com a sociedade amazonense com muita alegria e compromisso com a informação de qualidade sobre Obstetrícia cientificamente atualizada. Entendemos que se trata de conhecimento que deve ser compartilhado e reverberado, acima de tudo, por e para todas as parturientes.

Para começar, vamos nos apresentar: nós somos um grupo de mulheres integrantes de uma associação sem fins lucrativos que atua no enfrentamento à Violência Obstétrica no Estado do Amazonas.

Nossa atuação iniciou em 2015, como Movimento de Humanização do Parto e Nascimento - MHPN/AM e de lá para cá o espectro de ações e atividades vem se ampliando para alcançar a legislação estadual, as decisões judiciais, os protocolos de atendimento ao parto no Amazonas e os conselhos profissionais, a fim de dar visibilidade à realidade das vivências contadas por mulheres e famílias de todo o Estado.

Promovemos conscientização através de cursos, palestras, rodas de conversa, para profissionais, mulheres e famílias gestantes.

Também atuamos como amicus curiae em ações judiciais que envolvem especificamente a apuração da ocorrência de violência obstétrica.

Prestamos acompanhamento jurídico junto às entidades de classe e encaminhamento das vítimas para atendimento nas Defensorias Públicas.

Além disso, representamos a sociedade civil amazonense no Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Obstétrica do Amazonas, que reúne os mais diversos órgãos e entes públicos, de forma articulada, atuando, inclusive, em imediata intervenção  nas maternidades do nosso Estado.

Nesta coluna abordaremos diversos temas relacionados à saúde materno-infantil, direitos das mulheres, atualizações nos protocolos de atenção ao parto e nascimento promovidos pela Organização Mundial de Saúde, reverberando a Obstetrícia científica ante o respeito à autonomia e ao bem estar do corpo feminino e do bebê recém chegado.

Você também pode saber mais e entrar em contato conosco através das nossas redes sociais (no Twitter: @HumanizaFC, no Facebook: @HumanizaColetivoFeminista, no Instagram: @HumanizaColetivo), do nosso site (www.humaniza.manaus.br) e do nosso e-mail: humaniza.coletivofeminista@gmail.com ou ainda através de nosso WhatsApp +5592 99397-2237.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.