Segunda-feira, 06 de Julho de 2020

Cuidados naturais com a saúde

Aproveite a quarentena para melhorar a sua imunidade


30/03/2020 às 13:48

Em tempos de incertezas e de quarentena, surge a possibilidade de nos conectarmos e cuidarmos de alguém que há tempos pode estar esquecido ou negligenciado pela rotina corrida que levamos. Estou falando de você, e isso cabe a mim também.

A pandemia nos obrigou a ficarmos em casa. E em casa, é o lugar perfeito para nos reinventarmos, para praticarmos o autocuidado; isso inclui fazer aquela comida gostosa com alimentos frescos, deixar aquele cantinho do jardim mais especial, reformar os vasos e estar mais próximo daquilo que mais nos aproxima da nossa essência divina. 

E nessa fase tão delicada que estamos enfrentando, muitas pessoas têm me procurado para buscar informações de como melhorar a imunidade por meio de métodos naturais. Sempre digo que a imunidade é algo que a gente constrói a longo prazo, e penso que a saúde física e mental estão baseadas nos seguintes pilares: boa alimentação, qualidade de sono, atividade física e um tempo reservado para a espiritualidade. Eu sei que não é fácil estar com todos esses itens em equilíbrio, mas estamos aqui para evoluir como seres humanos, não é? Nos próximos parágrafos, vou compartilhar minhas experiências de jardineira e amante da culinária natural, sobre alguns alimentos que são de fácil acesso e que nos ajudam, e muito, a manter a saúde fortalecida. 

Os alimentos funcionais são aqueles que nos dão disposição, energia, nutrem o corpo e a alma; veem carregados de nutrientes que nos auxiliam a ter saúde e alegria. E para melhorar a imunidade, é importante aumentar a ingestão de alimentos de cores alaranjadas, amarelas e verdes escuras. Exemplo: cenoura, abóboras, frutas cítricas, banana, couve, espinafre, brócolis, salsinha, coentro, acelga; além de cogumelos, castanhas e gengibres em geral. Uma dica de ouro: busque consumir o máximo desses alimentos crus, seja em sucos ou saladas, pois o cozimento faz com que, naturalmente, os alimentos percam parte de suas propriedades nutricionais e medicinais. 

Use a abuse dos sucos verdes, dos ‘shots’ matinais e dos condimentos que além dar sabor ao alimento, vão te dar energia e saúde, ou seja, imunidade. E nesse contexto, quero falar sobre a cúrcuma (Curcuma longa), conhecida também como açafrão-da-terra. A cúrcuma é amplamente utilizada na culinária indiana como condimento, sobretudo na medicina ayurvédica, pois possui uma fonte de agentes anti-inflamatórios e antioxidantes. Para quem ainda não a conhece, é um rizoma parecido com o gengibre, aliás, é um tipo de gengibre, pois são da mesma família botânica. 

Tanto o açafrão-da-terra, quanto o gengibre, são excelentes alimentos funcionais. Ter a cúrcuma em casa, seja na forma de rizoma ou em pó, significa ter uma farmácia caseira! Você pode utilizá-la em diversos preparos, desde caldos, arroz, massas, no frango, em purê, sucos, shots. Ah, tem um pulo do gato que vou compartilhar com vocês. Para o nosso organismo absorver todo o potencial medicinal da cúrcuma, é necessário associá-la sempre à pimenta-do-reino ou à pimenta cayena, essas especiarias juntas, potencializam a absorção da cúrcuma pelo corpo.

Outros alimentos funcionais que não podem faltar na sua casa são: limão, mel, própolis, canela e alho. Com esses ingredientes mágicos, é possível fazer infusões, xaropes, mel aromático e outras armas do bem para proteger você e a sua família de doenças virais. 

Aqui em casa, eu também cuido da saúde de toda a família através da aromaterapia, uma medicina que utiliza os compostos aromáticos das plantas (óleos essenciais – OEs)  para cuidar do corpo de forma natural e muito aromática - restabelecendo o equilíbrio do organismo em níveis fisiológico, emocional e espiritual. A aromaterapia é pesquisada e validada no mundo inteiro, pautada na ciência e com resultados satisfatórios.

Os óleos essenciais são substâncias químicas produzidos pelas plantas para sua própria proteção e reprodução. Essas substâncias, são encontradas nas folhas, flores, cascas de frutos, galhos, raízes, sementes e troncos; e quando destiladas, transformam-se em óleos puros, cheirosos e curadores – tratam todos os tipos de doenças que você possa imaginar. 

Para quem nunca utilizou os óleos essenciais, ou está iniciando desse caminho natural de autocuidado, é interessante buscar orientação de alguém especializado. No Brasil, existem marcas com referência em qualidade que são comercializadas pela internet, além de profissionais capacitados com atendimento on-line sobre o assunto, que é o caso do Jardim da Marilua. E já deixo aqui registrado algumas formas básicas e muito úteis para cuidar da saúde por meio dos óleos essenciais: inalação, no difusor de ambiente e em massagens. Para massagear o corpo com os óleos essenciais, é necessário diluí-los em óleo vegetal, pois os OEs são substâncias altamente concentradas, e se utilizados puros na pele, podem causar reações alérgicas e até queimaduras. Lembrando que óleo essencial e essência não são a mesma coisa. As essências são substâncias sintéticas, feitas apenas para aromatizar o ambiente, não devem ser utilizadas para fins terapêuticos. 

Conheça alguns óleos essenciais para melhorar a imunidade:

Melaleuca
Eucalipto globulus 
Hortelã pimenta 
Patchouli
Bergamota
Laranja
Limão
Copaíba destilada

E deixo aqui também combinações bem práticas de sucos e shots para a imunidade.

Shot de gengibre e limão
Shot de cúrcuma, gengibre, limão e pimenta cayena ou pimenta-do-reino
Suco de couve, maçã, gengibre, beterraba e limão

Suco de limão e cúrcuma em pó

Suco de limão, maracujá, cenoura e cúrcuma

Desejo saúde para todos neste momento tão delicado. Que a natureza seja nosso suporte, nossa guia, nossa casa, nosso acolhimento. 

Forte abraço.

Marilua


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.