Sábado, 07 de Dezembro de 2019

O poder das plantas: vai um chazinho aí?

As plantas, sejam em forma de chá, xaropes caseiros, resinas, óleo vegetal ou essencial, banhos terapêuticos e escalda-pés, são verdadeiras aliadas nos cuidados naturais e preventivos. Veja lista básica para sua farmácia caseira.


11/11/2019 às 11:13

As plantas têm poder. E inteligência também (farei um post dedicado só a este tema mais pra frente). Nossos ancestrais tinham uma verdadeira farmácia natural em casa, e era bem comum cultivarem ervas medicinais no quintal para tratar todo tipo de problemas de saúde. Dor de barriga? Faz um chazinho de erva-doce que passa. Estresse? Chá de camomila ou cidreira vai muito bem! Garganta inflamada? Vem cá, menino, deixa eu passar um óleo de copaíba nessa garganta que logo você ficará bom! A criança está com catarro? Mastruz com leite batido no liquidificador! 

As plantas, sejam em forma de chá, xaropes caseiros, resinas, óleo vegetal ou essencial, banhos terapêuticos e escalda-pés, são verdadeiras aliadas nos cuidados naturais e preventivos. Aqui em casa, são dois litros de chá todos os dias e raramente ficamos doentes. E quando um resfriado começa a dar o ar da graça, corro para a horta ou para a dispensa, onde guardo as plantas desidratadas, para fazer a "porção mágica da mamãe": xarope caseiro gostoso a base de ervas medicinais, mel, própolis e óleo de copaíba. É bem fácil de fazer e super funciona (quem quiser a receita do xarope manda um email ou um direct pelo instagram que ensino o passo a passo).

Existem plantas que são muito úteis termos por perto. E aqui vai uma listinha básica para a sua farmácia caseira ficar mais completa.

Alecrim: Destaca-se como estimulante da concentração, cognição e memória. É excelente para queda de cabelo e caspa. Não é indicado para crianças pequenas.

Alfazema: antidepressivo, ansiolítico, enxaqueca, dor na coluna, problemas respiratórios;

Óleo de Andiroba: repelente natural, tosse, gripe, pneumonia, dores reumáticas, edemas e torcicolo (uso externo);

Óleo de Arnica: contusões, golpes, hematomas, dores reumáticas (uso externo);

Boldo: estimulante da digestão, problemas gástricos, afecções do fígado (é abortivo);

Camomila: calmante, antidepressivo, cólicas mestruais, dor de estômago, diarreia é ótimo para bebês a partir de 6 meses e crianças pequenas – e para mulheres que amamentam);

Óleo de Copaíba: bronquite, tosse, inflamação na garganta, dermatites, cicatrizante (uso externo);

Erva-cidreira: são muitas as variedades de cidreiras, mas no geral elas têm as mesmas indicações (insônia, ansiedade, depressão e redução do estresse);

Erva-doce: azia, má digestão, gases, dor de barriga (é ótimo para bebês a partir de 6 meses e crianças pequenas – e para mulheres que amamentam);

Espinheira-santa: auxiliar no tratamento de gastrite, gases intestinais, hiperacidez, ulceração do estômago, analgésica, cicatrizante;

Gengibre: tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o nosso organismo de infecções;

Gervão: tônico estomacal, diurético, febres, problemas hepáticos crônicos, expectorante;

Guaco: tosses secas e carregadas, asmas, bronquite, febre, gripes e resfriados;

Jatobá: Pneumonia, bronquite, anemia;

Orégano: potente antibiótico natural. Seu óleo essencial trata herpes e outros ferimentos. O chá e útil em casos de cólicas abdominais e mestruais, gases, dor de cabeça e enjoos. 

Algumas dicas importantes para quem deseja comprar plantas medicinais desidratadas. Procure estabelecimentos que tenha boa rotatividade, caso a comercialização das ervas seja feita à granel; se a planta estiver em pacote fechado, conferir a data de validade. Manter as ervas secas em potes de vidro (se for na cor âmbar, melhor ainda, pois ajuda a conservar). Manter em local fresco e arejado, porém, longe do sol). Ah...e se você curte jardinagem, pode cultivar suas plantas de poder em casa ou apartamento. As plantas vivas são mais poderosas ainda, tanto na parte energética quanto medicinal. 

Gostou dessas dicas? Dia 7 de dezembro, estarei em Manaus facilitando a vivência O Poder das Plantas. Uma imersão no mundo curador do Reino Vegetal. Você está convidado!

Um forte abraço!

Marilua


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.