Sexta-feira, 29 de Maio de 2020

Se reconectar para não pirar

Os rituais são importantes para nos conectar como ser divino que habita em nós. Confira dicas para amenizar a quarentena.


12/05/2020 às 16:57

Passeio no parque, caminhada, banho de cachoeira, praia, barzinho com os amigos, jantar romântico, viagem em família; por enquanto teremos que aguardar a pandemia passar para retomar a vida normal, aos poucos. O nosso desafio agora, é manter a sanidade mental e o equilíbrio físico e espiritual para não pirar. Por isso, penso que seja importante, nesse momento, buscarmos algo que nos aproxime do ser divino que habita dentro de cada um, que apazigue nossas emoções, que no ajude a acessar o imenso e complexo jardim interior que existe em nós.

Ritualizar práticas ancestrais, fortalece a nossa conexão com a natureza, com quem somos na essência. E aposto que você está se perguntando, como fará isso, se está recolhido (a) em casa. É isso que vou te contar a seguir.

Torne o momento do chá um ritual

Ritualize a hora de tomar uma infusão. Opte por ervas que acalmam a mente e o coração (camomila, lavanda, manjericão sagrado, valeriana, folha de maracujá). Eu, por exemplo, estou na vibe da infusão de erva-doce antes de dormir, que além de ser digestiva, relaxa os músculos e prepara o corpo para descanso. Se puder, tome uma xícara de infusão calmante ao anoitecer, e uma antes de dormir (em oração).

Ascenda um incenso

Existem algumas poucas marcas de incensos que comercializam incensos com insumos naturais, a maioria é a partir de composições sintéticas, que fazem mau à saúde. Se puder, faça o seu próprio o incenso à base de ervas frescas colhidas do seu jardim ou compradas em feiras e mercados. Defume a casa enquanto faz um rezo, um mantra, uma oração.

Tome um banho de ervas antes de dormir

É um poderoso ritual para equilibrar as energias, dissipar o negativismo e ancorar a paz e a alegria de viver. Recomendo banho alecrim com lavanda e sálvia | camomila, alecrim e rosas brancas | manjericão | erva-doce, camomila e folha de maracujá, ou qualquer uma dessas ervas separadas. As ervas devem ser preparadas em infusão (frescas ou desidratadas), e o banho feito do pescoço para baixo. Tem uma matéria completa aqui no blog sobre banho de ervas e infusões: clique aqui para ler .

Prepare uma água energizada

Garrafas coloridas são perfeitas para essa finalidade. A cor da garrafa ou da taça, vai emanar a energia e benzer a água com aquilo que a cor representa. Cor azul: serenidade. Rosa: amor. Verde: esperança e cura. Lilás: transformação.

Coloque a garrafa ou taça com água no sol por cerca de uma hora. Se desejar, pode acrescentar cristais dentro da água. Beba em até 24 horas.

Medite

Eu sei que nem sempre é possível. Eu que o diga com duas crianças em casa, tendo que cuidar das crias, do trabalho e dos afazeres domésticos. Uma sugestão, é fazer pausas de 5 a 10 minutos nos momentos mais apropriados pra você. Se conectar com a sua respiração, respirando lentamente, enchendo os pulmões de ar e soltando bem devagar. E se não rolar essas pausas ao longo do dia, espere as crianças dormirem, e faça uma belo ritual antes de adormecer, unindo a força do ritual da infusão e a meditação. Depois me conta como se sente.

E quando tudo isso passar, desejo que possamos dar mais valor ao que é simples e natural, que aprendamos a observar e nos conectar com os ciclos da natureza: admirar as fases da lua, pisar descalços na grama achando bom, perceber e celebrar a mudança das estações do ano, se conectar com o canto de um passarinho; na praia, deixar o celular na bolsa e ter olhos só para o mar (e para os filhos pequenos, caso tenham 😊). Afinal, somos natureza. Desperta-te para ela, que a retribuição vem por meio da paz e do amor.

Um forte abraço!

Marilua


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.