Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

5 coisas para fazer com seu filho nas férias

Férias escolares são uma boa oportunidade para os pais dedicarem um tempinho para verificar como anda a saúde do seu filho


05/07/2016 às 14:36

Fernanda Teixeira

O mês de julho chegou e as férias escolares também. Muitos pais ficam ansiosos para elaborar um agenda de atividades para seus filhos nessa época do ano, que inclui colônias de férias, passeios, viagens e muitas brincadeiras.

Para não sofrer contratempos, os pais podem aproveitar o recesso escolar para fazer um rápido check up nos pequenos. Com a saúde em dia, a diversão é garantida.

1) Ir ao pediatra

As férias são uma ótima oportunidade para voltar ao consultório do pediatra para checar a saúde e o desenvolvimento do seu filho.

2) Fazer exames e tomar remédio para verme

Os pais podem aproveitar a consulta com o pediatra e solicitar exames laboratoriais e até mesmo remédio para verme. Os médicos aconselham que se faça, pelo menos, uma vez ao ano.

3) Atualizar a caderneta de vacinas

Ainda na consulta, o pediatra vai orientar sobre a importância de manter a caderneta de vacinas do seu filho atualizada. Quem está com vacinas pendentes, é bom checar a disponibilidade das mesmas nos postos de saúde ou em clínicas particulares. Algumas estão em falta e talvez você tenha que esperar além do previsto.

4) Ir ao dentista

A saúde dental também merece atenção especial dos pais. Por isso, a consulta com o dentista não pode ser esquecida. Essa é uma boa hora para verificar se a escovação está correta, fazer limpeza nos dentes e passar flúor, por exemplo. Crianças que vão ao dentista, periodicamente, dificilmente terão problemas com cáries no futuro devido ao trabalho de prevenção. Os bebês podem iniciar as consultas odontológicas assim que nascerem os primeiros dentinhos.

5) Ir ao oftalmologista

Se o seu filho usa óculos, é bom dar uma passada com o oftalmologista para verificar se o grau ainda está apropriado, se as lentes estão de acordo ou possíveis alterações na vista.

Se o seu filho não usa óculos, ele também deve fazer uma consulta para avaliar a visão, principalmente se houver casos de doenças hereditárias na família, como o glaucoma. O indicado é ir ao oftalmologista uma vez ao ano.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.