Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

A hora do desfralde

Preste atenção nos sinais. O seu filho vai mostrar o momento que estará preparado para deixar a fralda. Com calma e paciência, o desfralde acontece.


11/01/2017 às 13:52

 

FERNANDA TEIXEIRA

O desfralde é um assunto que desperta a atenção dos pais e divide opiniões. As perguntas mais comuns são: “Quando devo tirar a fralda do meu filho” e “Existe uma idade para desfraldar”.

Quando ingressei no blog, minha filha Letícia tinha apenas sete meses. Hoje, aos dois anos, a mascote do grupo já dá sinais de que está prestes a se despedir das fraldas.

Letícia vai começar a estudar nas próximas semanas. Portanto, não ficará sob meus cuidados uma parte do dia e precisará da ajuda das professoras e auxiliares da escola. Isso é o suficiente para deixar qualquer pai/mãe preocupado com a higiene da criança.

Desde o ano passado, passei a conversar muito com minha pequena e mostrar que o banheiro é o local para fazermos nossas necessidades. Por volta de um ano e meio, Letícia começou a dizer que havia feito algo. Muitas vezes trocava entre xixi e cocô. À medida que ia conhecendo a diferença entre um e outro, nossas “conversas” ficavam mais afinadas.

No último domingo (08/01), para minha surpresa, ela chegou perto de mim e disse que queria fazer cocô. Corremos para o banheiro e ao tirar a fralda vi que ela já tinha feito um pouco. Mesmo assim, ela disse que queria fazer mais. Eu a coloquei no vaso e... ela conseguiu!!!

Eu senti uma alegria imensa, quase chorei (sim, eu choro por tudo!). No final, ela ainda disse: “tchau, cocô”. Eu a abracei, beijei e comemoramos juntas. Ela ficou muito feliz e logo contou a novidade para o pai e a vovó.

Não utilizei nenhuma brincadeira ou qualquer tipo de jogo com recompensa. Apenas conversa, olho a olho. É um trabalho de formiguinha, de repetição contínua até compreenderem a nossa mensagem. Funcionou com meu primeiro filho Matheus e está se repetindo com ela agora.

O importante é não forçar, deixar acontecer naturalmente, observar os sinais e, principalmente, respeitar o tempo de cada criança. Com calma e paciência, o desfralde acontece.

 


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.