Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020

A hora do desmame

Não existe uma data certa para deixar de ofertar o peito a um filho. Se você acha que chegou a hora, converse com o pediatra, peça conselhos e faça a transição aos poucos. No final, tudo dá certo


01/06/2016 às 09:55

FERNANDA TEIXEIRA

Amamentar é um lindo ato de amor. Um elo de ligação marcante entre mãe e filho. Sempre sonhei em amamentar. Só de imaginar que o seu corpo produz o alimento que sacia a sede e a fome de uma criança, exclusivamente, durante seis meses é simplesmente mágico.

No primeiro mês é complicado. Os bicos racham, viram feridas, saem sangue... Mas todo esforço e dor são recompensados ao ver nossos filhos bem, ganhando peso e cada vez mais lindos.

Meu filho mais velho (Matheus) mamou até 1 ano e 3 meses. Para minha surpresa, ele deixou de me procurar naturalmente, sem grandes traumas. Foi o tempo dele, embora eu sentisse falta daquele olhar enquanto mamava.

Já com minha filha (Letícia), acho que a amamentação vai durar mais um pouquinho. Pelo menos, já ultrapassou o irmão nesse quesito. Ela está com 1 ano e cinco meses e, vira e mexe, a pequena pede colo para o nosso momento mãe-filha.

Algumas pessoas perguntam: "Ela ainda mama?", "E ainda sai leite?", "Não está na hora de tirar esse peito?"... Poxa, se ela está no meu peito é porque ainda mama e sai alguma coisa de lá. Quem decide a hora de parar de mamar é a minha filha, no tempo dela.

É claro que as crianças, nessa idade, já não mamam com tanta frequência. Eu quero e vou respeitar o tempo que ela precisar para não depender do aconchego do meu peito. Enquanto isso, eu vou curtir e deixar marcado na memória todas as lembranças com os meus pequenos.

Essa decisão, no entanto, é muito particular. Cada pessoa tem uma razão para dar o ponto final na amamentação. Para isso, não deve haver julgamento, crítica, comparações. Se você acha que chegou a hora, converse com o pediatra, peça conselhos e diminua aos poucos a oferta diária do peito. No final, tudo dá certo.

 


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.