Sexta-feira, 03 de Abril de 2020

Criando filhos mais independentes


05/09/2016 às 17:42

Por Karlla Marinho:

Desde os dois aninhos de idade as meninas colaboram com as tarefas de casa.  As “obrigações” respeitam as limitações de cada uma e não são nada sacrificantes, pelo contrário, elas curtem bastante poder ajudar.

Quando a minha filha mais nova nasceu, a mais velha estava com dois anos e eu precisava torná-la mais independente para poder cuidar da Júlia. Hoje, a Júlia está com 4 anos e a Helena com 7 e as duas cumprem tarefas diárias como arrumar a cama, retirar as louças da mesa após as refeições, tomar banho e escovar os dentes sozinha. É claro que eu mesmo faço a inspeção para verificar se elas fizeram tudo direitinho, mas o melhor de tudo é ver que elas gostam de contribuir. Elas se divertem tanto nas tarefas que o ponto alto da alegria aqui em casa é quando chega o dia de lavar o pátio. Elas colocam as roupas de banho e aproveitam. Qual a criança que não se diverte com água e sabão rssss.

O engraçada é que por elas, já estariam até lavando louça e ajudando a fazer comida, mas isso já é algo que eu preciso tratar em mim rssss.

Além de me desafogar dos afazeres do dia a dia, o momento de cooperação nos une como família e faz com que elas tenham mais zelo pelas coisas da casa, além de ajudarem a manter a organização por mais tempo.

Eu pesquisei uma tabela bem legal que indica a idade e o tipo de tarefa que a criança pode realizar, mas é bom lembrar que o objetivo não é pressionar, mas fazer com que elas se divirtam.

Outra fonte muito bacana é a reportagem que o programa Magazine fez aqui em casa sobre crianças independentes. Além de conversar com as meninas, eles entrevistaram uma psicóloga que falou da importância e dos benefícios para as crianças. Vou deixar o link do vídeo para vocês conferirem.

Foi muito bom compartilhar essas experiências com vocês, mas eu quero saber como isso acontece aí na sua casa. Deixa nos comentários as suas estratégias para podermos aprender com você também.

Um grande Beijo e até a próxima.    

 

Para conferir o post completo acesse o blog 

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=SfLiRTzGFbo&index=7&list=PLeoP1DngAra97g4zwdB06cJFHVeYMMf0U

 


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.