Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Filhos, espelho dos pais


30/03/2016 às 15:55

Por Karlla Marinho

Educar os filhos… Eu acredito que é uma das missões mais difíceis e ao mesmo tempo prazerosas imposta aqueles que se aventuram nesse desafio. Promover crescimento e amadurecimento intelectual, moral, religioso, emocional, são algumas das importantes atribuições que geram pavor aos pais.  São tantas responsabilidades que as vezes tenho medo de não dar conta, de não fazer o melhor na parte que me cabe. Pode não representar a opinião da maioria, mas para mim é na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais e se revelam também a falta de virtudes. A mãe que cria o filho sozinha tem sua importância duplicada, porque precisa desempenhar o papel do pai e dela mesma.

Você já deve ter ouvido falar que as crianças são como esponjas, absorvem manias, comportamentos e até o jeito de falar dos pais. Nosso maior desafio na criação dos filhos é direcioná-los com paciência, tirar os hábitos ruins e evidenciar as coisas boas, repreender com amor e preparar o indivíduo para enfrentar os desafios da vida e seus próprios dilemas e tudo isso correndo contra o tempo. Alguns especialistas afirmam que até os sete anos, a criança absorve valores que são levados para a fase adulta, mas é preciso marcar e influenciar positivamente a criança desde os primeiros anos de vida.

Meu desejo é que as minhas meninas (Helena e Júlia) possam refletir o melhor de mim e para isso tenho me esforçado cada dia mais para ser exemplo e referência para elas. Sei que é difícil, que o ideal ainda está longe de ser alcançado, mas desistir jamais.

E você mãe ou pai, como se sente sobre isso? Compartilha suas experiências também.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.