Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Livro ensina política para crianças (e adultos curiosos)

Amanhã estará à venda no www.saraiva.com.br o ebook "Essa Tal de Política" da cricri Liege Albuquerque. Você pode ler no celular, lap top ou tablet, basta baixar o aplicativo grátis Lev. Confira aqui um trecho inédito, do comecinho do livro, que tem uma linguagem acessível e bem humorada, para deixar todo mundo curioso


27/09/2016 às 13:51

POLÍTICAS SÃO NADA MAIS, NADA MENOS DO QUE REGRAS

 

“Mãe, deixa eu brincar só mais um pouquinho no parquinho?”. Taí, você já começou a fazer política em casa bem antes de poder votar (só a partir dos 16 anos). A regra é sair do parquinho às 18 horas para tomar banho, jantar e ir dormir e você está negociando mais uns 15 minutinhos com a mamãe?  Tá fazendo política porque não aceita a regra e procura, de forma civilizada e educada (que é o certo), convencer a mamãe que dá para conceder mais esse tempinho.

 

A gente faz política sempre: quando está em casa, quando está na escola, em qualquer lugar.  Sua família, assim como a minha e de seus amiguinhos, tem políticas (regras) próprias para funcionar. Tem casa onde não se pode tomar refrigerante durante a semana, em outras é liberado e em outras nunca pode tomar.

 

A origem da palavra é grega (política vem de polis, cidade, e significa as ações realizadas para gerir essa polis). Também vem de um grego, Aristóteles, uma definição de política muito bonita e simples de entender: “a tarefa da Política é investigar qual a melhor forma de governo e instituições capazes de garantir a felicidade coletiva.”

 

Pois é: na sua casa seus pais querem ver vocês felizes. Nas cidades, os políticos que a gente elege, no sistema presidencialista (e aqui a gente vai falar desse sistema de governo porque é o brasileiro), querem a felicidade coletiva (ou deveriam querer, indo além de seus umbigos..). E, na hora de discutir política, os resultados vão muito além de uma disputa de futebol (ou de partidos), vai muito além do Flax Flu: são decisões essenciais tomadas por poucos a quem, no Brasil, confiamos por meio do voto, e que vão nortear a vida de todos nós..


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.