Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020

Nossas filhas podem ser o que quiserem


04/05/2016 às 15:52

Liege Albuquerque

Eu até já escrevi um post no nosso blog sobre preconceito de gênero. Mas o momento é necessário para reforçarmos o mantra que feminismo sem radicalismos é somente o direito à igualdade de sexos, igualdade de oportunidades. Ou você como mãe acha que seu filho pode ser o que quiser ser quando crescer, mas sua filha não?

Independente se achamos que há ou não razões constitucionais ao impeachment da profissional, mãe e avó Dilma, o que não podemos tolerar, especialmente nós, mulheres,  qualquer alusão ao gênero na hora de apontar falhas ao governo da presidenta (ela prefere ser chamada assim, que é correto também em português). Xingamento nem se fala (como vaca ou sapatona), não podemos aceitar, mas mais ainda ouvir alguém soltar um  “volta para casa para lavar roupa” ou “ è porque ela è mulher que não tem competência para estar onde está.”

Competência não è nunca vai ser atributo exclusivo aos homens. Na política essa competência se dá por diversos fatores, desde capacidade de conhecimento técnico à inabilidade de fazer alianças ou, pior ainda, de fazer as alianças erradas, entre outras coisas.

Outra coisa muito importante a frisar é o fato de ser maravilhoso e absolutamente legítimo se uma mulher, solteira ou casada, puder optar por não trabalhar fora e ficar cuidando dos filhos, sendo “do lar”. Vejam bem, podendo optar. Podendo optar entre ser empresária e trabalhar em casa, entre ser comerciante e trabalhar fora, entre ser professora, médica, advogada, maquiadora, enfim, o que quiser, o que batalhar, o que puder ser.

Temos, sim, de lutar pelo direito de podermos encher o saco de tudo e parar de trabalhar de uma hora para outra e ficar em casa vendo netflix, lendo e malhando até a hora de pegar o filho na escola. Embora, no meu caso, quando estou nesses dias de saco cheio só penso na clássica “só ganhando na megasena (mas como se eu nem jogo? aí acordo do sonho e vou trabalhar)


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.