Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020

Vamos ficar alertas para os casos de afogamento?

*Por Mariane Cruz A morte do ator Domingos Montagner ativou o alerta para os casos de afogamento. Em 2012, o afogamento foi no Brasil, a 2ª causa geral de óbito entre 1 e 9 aos e a 3ª causa na faixa de 10 a 19 anos. Os dados são da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.


20/09/2016 às 10:59

*Por Mariane Cruz

A morte do ator Domingos Montagner ativou o alerta para os casos de afogamento. Em 2012, o afogamento foi no Brasil, a 2ª causa geral de óbito entre 1 e 9 aos e a 3ª causa na faixa de 10 a 19 anos. Os dados são da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

De acordo com a Sobrasa, o maior risco de morte por afogamento ocorre na faixa de 15 a 19 anos e as piscinas e os banhos são responsáveis por 2,6% de todos os casos de óbito por afogamento, mas atingem predominantemente (56%) a faixa de 1 a 9 anos de idade.

Pelo menos duas pessoas próximas a mim perderam familiares por afogamento. Esse tipo de acidente é mais comum do que se imagina. Com as crianças, o assunto é mais sério ainda. Como elas não têm noção de perigo e relacionam piscina e água com lazer, o alerta deve ser redobrado.

Vez ou outra, lembro de um acidente que, felizmente, terminou bem envolvendo a mim e minha irmã. Numa viagem com a família para a praia, estávamos nós duas brincando no mar quando percebi que ela estava se afogando. Eu tinha 9 anos e ela 6. Na mesma hora, fui na direção dela para salvá-la. Não tinha ideia de que eu poderia ter morrido ali. Estávamos numa parte rasa do mar, mas tinha um buraco ali. Fui para debaixo dela para levantá-la e afundei. A sorte é que tinha gente perto e conseguimos sair. Não lembro como saí, mas estou aqui contando a história. Porém, nem sempre as vítimas conseguem sobreviver.

Nem preciso falar do medo que tenho de levar meu Nicolas pra piscina né? Até levo, mas eu tenho que estar junto o tempo todo.

PREVENÇÃO é a ferramenta mais eficaz na luta contra os afogamentos!

Para mais informações, acesse: http://www.sobrasa.org/


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.