Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

Frota de ônibus está reduzida há dois meses. Quem liga?

Prefeitura decreta intervenção para melhorar sistema de transporte público, mas único "resultado" até aqui é um grade prejuízo para os passageiros.


22/11/2019 às 11:14

Eu não sei de que forma você, caro leitor, se locomove pela cidade. Se usa veículo próprio, se faz uso de táxi ou transporte por aplicativo, ou se pega ônibus! Mas acho importante lembrar que há dois meses, mais precisamente  há 62 dias, que a frota de ônibus de Manaus foi reduzida. A razão alegada pelos empresários é a falta de recursos para abastecimento dos carros do transporte coletivo, após a interferência financeira do Executivo municipal no sistema.

A Prefeitura alega que a intervenção foi decretada para a melhoria das condições de funcionamento geral do transporte público. Mas na prática o que acontece é que apenas 80%, dizem uns, 70%, dizem outros, do total das nove empresas credenciadas no sistema está rodando nas ruas de Manaus. E como sempre, o principal prejudicado é o usuário, que passou a esperar pelos coletivos por mais tempo, e a enfrentar uma lotação ainda maior do que antes. Dois meses se passaram e ninguém resolveu nada.

Lembro que em 2018 houve uma greve dos rodoviários que parou a cidade por seis dias - alguns deles sem um ônibus sequer rodar. A pauta de reivindicações parecia justa, mas a situação só teve um ponto final quando queimaram alguns carros da frota lá pelo Terminal 4, na Zona Leste.   Estranhei que não se via a presença dos vereadores durante o movimento e, ao entrevistar um deles sobre a ausência, ouvi o seguinte: “ninguém nos procurou”! Não sei se a resposta era pra rir ou pra chorar!

Semana passada vários ônibus pegaram fogo e o trânsito anda insuportável! Os últimos anos estão sendo um verdadeiro inferno para a questão de mobilidade em Manaus. Houve, antes da Copa do Mundo de 2014, uma esperança de se resolver a situação, fosse com o polêmico e aparentemente inadequado monotrilho, fosse com BRT, com BRF, ou seja lá o qual fosse das inúmeras promessas feitas.

Mas a expectativa se revelou frustrada e hoje a situação está ainda pior! A redução da frota alcança toda a cidade, não somente a quem anda de ônibus! Alguém a quem se recorrer? Alguém pode resolver ou amenizar? Sinceramente tenho poucas esperanças! E pior: a gente vai se acostumando com o ruim até que ele vira paisagem! #Pensa


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.