Terça-feira, 19 de Novembro de 2019

Damurida

O picante prato dos Wapichana


21/10/2019 às 09:09

Damurida com Beiju

Chegou segunda! Antes de começar nossa receita de hoje, vamos desejar muitas vitórias e conquistas para essa semana maravilhosa que se inicia!

 

Para quem não sabe, a gastronomia roraimense tem em sua fartura, um mix de sabores decorrentes de vários estados do Brasil. A capital boavistense, a pesar de ser muito nova, possui uma junção de diversos pratos brasileiros regionais, trazidos por cozinheiros de mão cheia e adaptados a rica cultura indígena local. 

 

Nosso destaque de hoje é um prato indígena, típico e de origem Wapichana, chamado de Damurida. Em visita a Comunidade Indigena da Raposa, tive a oportunidade de saborear uma Damurida de vísceras de bovina. A experiência foi boa, então reproduziremos aqui. Só que com peixe! 

 

Sua principal característica é que ele possui muita pimenta, de vários tipos, aromas e graus de ardência.  É uma espécie de caldeirada, onde a proteína utiliza pode ser de origem bovina, suína, peixes ou até mesmo as vísceras desses animais.

 

Para produzir esse prato, os Wapichana utilizam a técnica do moquem para a conservação das proteínas que serão cozidas. Esse processo defuma as partes dos animais de caça e pesca que não será utilizado tudo de uma só vez.

 

Prepare seu paladar, e vamos de Damurida! 🌶

 

 

Receita

Quantidade Ingredientes

01 kg de filé de Surubim

01 maço de chicória 

50g de pimenta malagueta

50g de pimenta murupi

50g de pimenta olho de peixe

50g de pimenta canaimé

50g de pimenta de cheiro 

500ml de Tucupi

1000ml de água 

Folhas de pimenteiras

Sal a gosto 

Beiju seco (para acompanhar)

                   

Modo de Preparo

Em uma panela coloque o tucupi e a água e deixe cozinhar por 40 minutos. Acrescente a chicória e as folhas de pimenta, sal e as pimentas.

Deixe cozinhar por mais 10 minutos e acrescente o peixe surubim, cozinhe por mais 20 minutos.

 

Obs: Para que não fique muito picante, evite o corte ou o esmagamento das pimentas na panela. Acrescente as pimentas apenas no final.

 

 

Gostaram da receita? Quais receitas vocês gostariam de ver aqui? Toda semana postarei novidades utilizando produtos da nossa terra Amazônia! Não esqueça de seguir nosso perfil no Instagram @renancampelo e @portalacritica, e ativar as notificações de publicação para receber novidades!

Quando fizer sua receita, marque nosso @ e não deixem de COMPARTILHAR esta receita!

 

Receita por Chef Renan Campelo

Foto: Andressa Anholete


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.