Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019

Pacu frito empanado na farinha Uarini

Transforme sua refeição em uma experiência!


15/08/2019 às 18:54

Quando chega aquela “dúvida cruel” sobre o que comer,  a carne de peixe nem sempre é a primeira opção que vem à mente. Apesar de toda essa riqueza e quantidade de espécies da nossa região, sempre tem um peixinho que mais nos agrada. Seja um filé de dourado, tambaqui assado, pirarucu seco ou a famosa e afrodisíaca caldeirada de piranha preta, o nosso destaque de hoje, vai para o queridinho da maioria: o pacu frito com farinha.

 

No geral, peixe e farinha de mandioca são os itens mais marcantes, em termos culturais e nutricionais, na alimentação dos ribeirinhos amazônicos. Minha origem não é diferente. Vim do Amazonas e não resisto a um peixe bem fritinho (daqueles que dá pra comer com as espinhas), uma boa farinha e algumas pimentas amassadas na hora! 

 

Hoje vamos fazer uma uma receita super prática, muito acessível e que trás muita nostalgia pra mim. 

 

Algumas dicas importantes:

 

No momento da escolha e compra do seu peixe, verifique:     

• Se o peixe está firme e resistente;

* Se o cheiro está suportável;

* Se os olhos estão brilhantes;

* Se as brânquias estão úmidas, rosadas ou vermelhas!

* Verifique quantas pessoas irão comer, para evitar desperdícios e sobras para congelamentos. Peixe frito fresco é sempre a melhor opção na hora de fritar.

 

 

 

Receita

 

Pacu empanado com farinha Uarini

 

Ingredientes:

 

Peixe Pacu (descamado, ticado e limpo)

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto 

Azeite de oliva

Limão

Óleo de soja para fritar 

Farinha Uarini Ova (suficiente para empanar)

 

Temperando o peixe

Passe limão e sal no peixe e lave em água corrente para tirar o excesso. Em uma travessa, misture no azeite o sal, a pimenta do reino e espalhe dentro e fora dos peixes manualmente. Reserve por 15 minutos.

 

Fritar

Aqueça o óleo a 200ºc. Passe cada peixe na farinha de mandioca e frite até dourar levemente. Escorra excessos de óleo em papel toalha. Evite fritar muitos peixes de uma só vez, para que não caia a temperatura da gordura

* Sirva quente bem quente!

 

Gostaram da receita? Quais receitas vocês gostariam de ver aqui? Toda semana postarei novidades utilizando produtos da nossa terra Amazônia! Não esqueça de seguir nosso perfil no Instagram @renancampelo e @portalacritica, e ativar as notificações de publicação para receber novidades!

Quando fizer sua receita, marque nosso @ e não deixem de COMPARTILHAR esta receita!

 

Receita do Chef Renan Campelo


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.