Domingo, 07 de Março de 2021
ESFORÇO POLÍTICO

Bancada do AM pede união e ajuda externa contra crise da pandemia em Manaus

Com o sistema de saúde em colapso e pela falta de oxigênio, senadores e deputados buscam mais recursos federais



show_47d08ad9-d589-474c-9dd5-6085da207492__1__F931C893-D3F7-4017-B019-4275830125B8.jpg Deputados federais e senadores do Amazonas tentam transportar pacientes para tratamento em outros Estados, além de meios de conseguir mais oxigênio. Foto: Divulgação.
15/01/2021 às 15:17

Com a crise da falta de oxigênio da rede pública de saúde, políticos amazonenses procuram articular soluções afim de dar suporte ao Estado em meio ao caos agravado nos últimos dias. Líder da bancada amazonense no Congresso, o senador Omar Aziz (PSD) reuniu deputados e senadores para fazer um apelo coletivo ao Governo Federal.

Dentre as solicitações está o envio emergencial de oxigênio hospitalar e uma 'operação de guerra' com convocação das Forças Armadas para o transporte do insumo, que padece de aeronaves para chegar ao Amazonas e está no limite, na capital e no interior.



Enlutado pela perda do irmão Walid Aziz, vítima do novo coronavírus, Omar ponderou falas acusatórias buscando culpados pela crise na saúde pública e disse que esse momento deve ser de união para reverter a situação. "Nesse momento, não dá para gente politizar, não dá para procurar culpados. É o momento da gente se unir e salvar pessoas", ressaltou.

Segundo o senador, a urgência é buscar transporte para os cilindros de oxigênio, pois em uma aeronave das forças armadas são acomodados até 5 mil metros cúbicos e o Amazonas tem um déficit de quase 50 mil metros cúbicos do insumo. Uma das soluções que devem ser implantadas pelo Ministério da Saúde é a criação de usinas de oxigênio nos hospitais para suprir a demanda, medida que pode demorar algumas semanas.

Um dos apoiadores do pedido, o deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) cumpriu agenda na tarde de ontem (14) no Palácio do Planalto e no Ministério da Saúde sendo porta-voz da união dos congressistas, para tratar dos assuntos relacionados à pandemia. Estiveram presentes representantes da Casa Civil e da chefia do Ministério da Saúde, que ouviram a proposição de ações emergenciais para salvar a vida dos pacientes internados.

Emenda

O deputado federal Sydney Leite (PSD) esclareceu que o movimento busca articular não somente com os órgãos da União, mas também com os Estados para o fornecimento de oxigênio ao Amazonas. Leite lembrou que alocou recursos das emendas parlamentares para a construção de usinas de oxigênio em cinco municípios do interior, já prevendo a dificuldade logística para deslocamento do produto.

De acordo com o parlamentar, sem o material básico para atendimento hospitalar, como o oxigênio, não há como expandir a quantidade de leitos para alocar a população doente. "Estamos juntos nessa mobilização junto ao Ministério da Saúde e outros parceiros, no sentido de nos ajudar, pois a questão do oxigênio colapsou o sistema como um todo, tanto no sistema público quanto no privado", explicou o deputado.

Exterior

A mesma solicitação tem sido levada aos outros estados da federação pelo deputado federal, Marcelo Ramos (PL). Durante a última semana, Ramos já havia feito solicitações de insumos aos governadores Ronaldo Caiado (DEM-GO) Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias, (PT-PI), e Carlos Brandão (Republicanos-MA).

O deputado conversou também com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que preside da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, pedindo auxílio na superação dos entraves logísticos que impedem que cilindros de oxigênio cheguem ao estado e possam salvar vidas. “Tanto o ministro quanto o deputado já estão agindo junto à Embaixada Americana para liberar um avião Galaxy, com capacidade para transportar o oxigênio”, revelou.

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.