Após alta

Alta de Covid: jornada de trabalho é reduzida na Honda; Fieam avalia cenário

A medida já começa a valer a partir desta segunda-feira (17)

Jefferson Ramos
14/01/2022 às 20:50.
Atualizado em 08/03/2022 às 16:09

(Foto: Divulgação)

A Moto Honda da Amazônia informou no final da tarde desta sexta-feira (14) que vai reduzir a jornada de trabalho dos trabalhadores a um turno até o dia 28 de janeiro. A medida já começa a valer a partir desta segunda-feira (17). De acordo com nota encaminhada pela empresa ao A CRÍTICA, o protocolo foi adotado devido à  explosão de casos de Covid-19 no Amazonas provocada pela variante Ômicron.

“Para as atividades que não podem ser realizadas em home office, será mantido um contingente mínimo de colaboradores, assegurando o atendimento aos protocolos de saúde e segurança", esclareceu a multinacional japonesa. 

Segundo o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), empresário Nelson Azevedo, as linhas de montagens da Yamaha também passam pelo mesmo processo de readequação por conta do recrudescimento da pandemia no Amazonas. Ele disse que apesar das medidas as duas empresas não vão suspender as atividades por enquanto. 

O A CRÍTICA procurou a Yamaha, mas até o fechamento desta edição, não houve retorno da assessoria de imprensa da empresa. As duas gigantes do polo de duas rodas do PIM já precisaram suspender a produção por conta da pandemia duas vezes. 

A primeira vez foi em março de 2020 por causa da primeira onda de covid-19. A segunda parada foi no início de janeiro por causa da segunda onda que atingiu em cheio o sistema público e particular de saúde. Apesar da pandemia, a produção de motocicletas cresceu 25,9% de janeiro a novembro. 

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), no acumulado do ano, saíram das linhas de montagem 1.118.790 unidades. 

No mesmo período do ano passado, foram fabricadas 888.515 motocicletas. Esse é o melhor resultado para o período desde 2015 quando foram produzidas 1.212.075 unidades.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por