Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020
LEVANTAMENTO

AM possui 25 profissionais de saúde afastados por covid-19, diz FVS

"Desse total positivos temos 118 casos em isolamento familiar e 120 casos em investigação. 25 desses pacientes são profissionais de saúde, o que representa 14,2% dos casos", afirmou a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto



TUZJE6EF74SXXPHYPQ6KTFVGGA_717075CD-4202-4FE6-88FD-7ACB28B1716E.jpg Foto: Jorge Armando/AP
31/03/2020 às 14:32

Dos 175 casos confirmados do novo coronavirus (Covid-19) no Amazonas, ao menos 25 são formados por profissionais de saúde, representando 14% dos infectados. Os pacientes estão afastados dos seus serviços e se recuperam da doença. A informação foi confirmada pela diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, durante coletiva de imprensa que atualizou os dados da doença no estado, na tarde desta terça-feira (31).

"Desse total positivos temos 118 casos em isolamento familiar e 120 casos em investigação. 25 desses pacientes são profissionais de saúde, o que representa 14,2% dos casos", afirmou a diretora-presidente da Fundação Vigilâcia e Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto. Ela completa que "se as pessoas tiverem febre e outros sintomas da covid-19, a pessoa não deve tardar para buscar atendimento", disse. 

Leia mais >>> AM chega a três mortes causadas pelo coronavírus; casos no Estado vão a 175

Sobre a internação de um enfermeiro no Hospital 28 de agosto, situado na Zona Centro-Sul de Manaus, a FVS-AM não confirma o caso, no entanto, acrescenta que é necessário considerar que existe uma síndrome de doenças respiratórias neste período no Amazonas.

"Devendo lembrar que nem todos os profissionais nem pacientes do 28, ou Platão, necesseriamente estão com covid-19. Nós temos uma epidemia de síndrome respiratória grave causada por outros vírus. E os profissinais de saúde também pegam essas doenças. Dentre os casos descartados pelo Lacen, nós descartamos 130. Vários desses profissionais que apresentam sintomas respiratórios estão entre os casos descartados", afirmou Rosemary.

O Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), é o responsável por testar e informar sobre os casos de coronavírus no estado. 

Leia mais >>> Número de pacientes com Covid-19 curados no Amazonas chega a 26​

Ontem (30), a FVS-AM afirmou que não há evidência de que os profissionais de saúde diagnostítcados com a covid-19 tenham sido infectados durante atendimento. 

O secretário de saúde estadual Rodrigo Tobias pediu para que as pessoas fiquem em casa como forma de prevenção ao avanço da doença no estado. ""Ficar em casa é mais que um ato de amor. é cidadania", afirmou o secretário de saúde


 



Repórter

Tudo sobre o Coronavírus



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.